Postagem em destaque

CONPORTOS DIVULGA LISTA DE INSCRITOS SELECIONADOS PARA 24ª EDIÇÃO DO CESSP 2025

O curso será realizado na cidade de Belém, no Pará, de 28/04/2025 a 02/05/2025 A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Termin...

quarta-feira, 9 de abril de 2025

0

MARINHA VAI CONSTRUIR SEDE DE SINALIZAÇÃO NÁUTICA DO SUL-SUDESTE EM PARANAGUÁ

Foto: Claudio Neves - Portos do Paraná

O SSN-8 terá semiautonomia administrativa e será apoiada pela Capitania dos Portos do Paraná, que fornecerá recursos financeiros e de pessoal

A Marinha do Brasil (MB) realizou no dia 17 de março, o ato de descerramento da placa da pedra fundamental do Centro de Hidrografia do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8).

O novo prédio abrigará o serviço responsável pela manutenção e fiscalização dos Auxílios à Navegação nos Estados do Paraná e de São Paulo, garantindo segurança, organização e eficácia ao tráfego aquaviário.

A nova estrutura será erguida em um terreno estratégico, cedido à Marinha do Brasil pela União e localizado às margens do Rio Itiberê. O espaço, anteriormente subutilizado, agora terá uma função fundamental na segurança do tráfego marítimo na Baía de Paranaguá.

A iniciativa foi formalizada por meio de um Termo de Entrega firmado entre a Marinha do Brasil e a Superintendência do Patrimônio da União no Paraná (SPU-PR), em junho de 2024.

SSN-8

O Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8) é uma Organização Militar (OM) subordinada ao Comando do 8° Distrito Naval (Com8.°DN).

O SSN-8 terá semiautonomia administrativa e será apoiada pela Capitania dos Portos do Paraná, que fornecerá recursos financeiros e de pessoal para garantir sua operação.

De acordo com a empresa pública Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, os recursos para a construção da sede já foram direcionados pela Autoridade Portuária.

A nova sede do SSN-8 viabiliza o aumento de sua tripulação e futura transformação para Centro de Hidrografia, propiciando o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Porto de Paranaguá.

Marinha do Brasil

O comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, disse que o Serviço de Sinalização Náutica é responsável por mais de dois mil sinais náuticos, como faróis, faroletes, bóias e balizas. “Esses dispositivos garantem que as embarcações entrem e saiam do porto de maneira segura e eficiente, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do comércio exterior e a economia regional”, explicou o vice-almirante.

Para ele, a parceria entre a Marinha do Brasil e a Autoridade Portuária para a construção de uma sede definitiva para essa organização, representa um grande avanço. “Com instalações modernas e maior capacidade operacional, poderemos aprimorar ainda mais os serviços prestados, garantindo mais segurança e eficiência para as operações marítimas”, afirmou o vice-almirante.

“Essa parceria não apenas fortalece o Porto de Paranaguá como um dos mais importantes do Brasil, mas também gera impactos positivos diretos para a cidade”, disse Trovão.

Benefícios a Paranaguá

O vice-almirante Trovão destaca que a cidade de Paranaguá é diretamente beneficiada pela parceria entre a Marinha do Brasil e a Autoridade Portuária, principalmente, com relação a segurança da navegação promovida pelo Serviço de Sinalização Náutica do 8.º Distrito Naval.

“A modernização das instalações da Marinha em Paranaguá trará maior agilidade nos processos de certificação e autorização, contribuindo diretamente para a competitividade do Porto. Um porto mais competitivo significa mais empregos e mais oportunidades para a população local, seja em atividades diretamente ligadas às operações portuárias ou em setores complementares, como transporte, comércio e serviços”, reiterou Trovão.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES