A GPort já contou com a utilização de caminhão guincho
para auxiliar na operação, na autuação e disciplinação do trânsito na área do
porto
A Guarda Portuária
(GPort), da Autoridade Portuária de Santos (APS) voltou a locar um caminhão
guincho de alto desempenho, disponível 24h por dia para atender ocorrências no
Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
O veículo, incorporado
à frota da GPort no final do mês de março, representa um avanço na capacidade
de resposta a incidentes que impactam o tráfego e as atividades portuárias. O
veículo atua em toda a poligonal do Porto Organizado, incluindo áreas do cais,
perimetrais das duas margens e vias de acesso críticas.
Capacidade
O caminhão tem
capacidade de tracionar mais de 120 toneladas, categoria de veículos de carga
considerados superpesados, e conta com dois guinchos de 30 toneladas cada,
lança telescópica com elevação de 16 toneladas, equipamentos para atendimento a
emergências e rastreador integrado.
Autonomia e agilidade
Em 2024, a GPort
registrou 526 veículos com problemas mecânicos, 8 tombamentos e 36 interrupções
de vias no complexo. Antes, essas ocorrências dependiam do acionamento de
empresas responsáveis pela carga, seguradoras ou outros órgãos, o que retardava
a desobstrução.
“Agora, resolvemos
tudo internamente, com equipes de plantão acionadas por rádio ou aplicativo. Um
caminhão tombado, que antes poderia paralisar o tráfego por horas, será
removido em minutos”, comenta João Paulo Machado Oliveira, assistente pleno da
Guarda Portuária.
“Uma via bloqueada
na poligonal afeta diretamente o escoamento de cargas e o trânsito municipal,
já que nossos desvios usam a malha viária das cidades. Com o guincho, temos um
ganho substancial na agilidade e na segurança dos atendimentos”, explica Felipy
Nunes de Barros, coordenador de Trânsito e assistente sênior da Guarda
Portuária.
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João Paulo Machado Oliveira e Felipy Nunes de Barros |
Contrato
O contrato, válido
por 36 meses, prevê manutenção preventiva e corretiva, além de seguro para
danos morais, materiais e pessoais. Na licitação, a APS também reforçou
critérios de sustentabilidade, com descarte adequado de resíduos como pneus e
óleos lubrificantes, e uso obrigatório de peças certificadas pelo Inmetro.
Atendimento de Ocorrências
A APS estima que o
guincho tenha capacidade de atender até 940 ocorrências anuais, conforme
previsto no Termo de Referência da contratação, evitando prejuízos econômicos e
ao trânsito das cidades.
GPort já teve guincho
A Guarda Portuária
já contou com a utilização de caminhão guincho para auxiliar na operação, na
autuação e disciplinação do trânsito na área do porto.
Guincho utilizado pela Guarda Portuária em 2014 |
Trânsito no porto
A Guarda Portuária
do Porto de Santos sempre foi a responsável por disciplinar e fiscalizar as vias
internas na área do porto.
Antes de 1988 os
guardas portuários tinham talonários e exerciam o pleno direito de multar os
veículos que cometiam infrações na área portuária. Posteriormente, a Polícia
Militar designava um policial para incorporar na viatura da Guarda Portuária e
cabia a ele efetuar as multas.
Em 13 de outubro de
2009, a Lei 12.058 , em seu Art. 4º, alterou a Lei 9.503/1997,
- Art. 4o A Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 7o-A:
- “Art. 7º-A A autoridade portuária ou a entidade concessionária de porto organizado poderá celebrar convênios com os órgãos previstos no art. 7o, com a interveniência dos Municípios e Estados, juridicamente interessados, para o fim específico de facilitar a autuação por descumprimento da legislação de trânsito.
- § 1o O convênio valerá para toda a área física do porto organizado, inclusive, nas áreas dos terminais alfandegados, nas estações de transbordo, nas instalações portuárias públicas de pequeno porte e nos respectivos estacionamentos ou vias de trânsito internas.
CODESP assina convênio com CET
Em 11 de janeiro de
2011, a CODESP, antigo nome da APS, assina convênio com a Companhia de
Engenharia de Tráfego - CET para capacitar 70 guardas portuários, para terem
aulas do Código de Trânsito Brasileiro - CBT, técnicas de operação do sistema
viário e conhecimentos básicos de sinalização semafórica.
Em 31 de janeiro foi
iniciada a primeira turma com 20 guardas, com o intuito de credenciá-los para a
fiscalização do trânsito na área do Porto.
Polícia Militar queria assumir o trânsito no Porto
Em 2012, O coronel
Aílton Araújo Brandão, chefe do Comando do Policiamento do Interior da Polícia
Militar (CPI-6), ao participar do Comitê de Logística do Porto, disse que iria
aproximar a PM das operações portuárias, atendendo as reivindicações da
comunidade portuária.
Pressionado pelos
terminais portuários localizados na área do Porto, o Conselho de Autoridade
Portuária - CAP solicitou que a Polícia Militar começasse a fazer blits e
posicionar viaturas nas vias públicas da área portuária.
Alegando baixo
efetivo, e dizendo que a GPort não tinha competência para realizar o
disciplinamento e a fiscalização do trânsito, o então Superintendente, Cid
Pereira Santos tinha como objetivo, acabar com aquele Setor e transferir todos
os seus integrantes para o setor de policiamento, guarnecendo os portões que
dão acesso à área de cais.
Manifestação da categoria
Esta intenção causou
grande revolta na categoria, pois queriam acabar com o mercado de trabalho, que
realizou uma manifestação de repúdio, promovendo o “Enterro Simbólico” do
Superintendente Cid Pereira Santos.
Alguns dias após a
manifestação, o Sr. Cid Pereira Santos foi exonerado do cargo, assumindo em seu
lugar o Cel. Jorge Pimentel.
SAIBA MAIS: O TRÂNSITO É NOSSO, A LUTA PELO MERCADO DE TRABALHO
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