Postagem em destaque

NÃO É SÓ PM E CIVIL: DUVIDO VOCÊ SABER AS POLÍCIAS SECRETAS QUE ATUAM SILENCIOSAMENTE NO BRASIL, UMA DELAS PODE ATÉ APLICAR PENA DE MORTE!

Você vai se surpreender com o papel secreto de algumas forças de polícia no Brasil! Veja quais atuam nos bastidores da segurança nacional ...

terça-feira, 18 de março de 2025

0

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO EM CONJUNTO COM A POLÍCIA JUDICIÁRIA DE PORTUGAL


Ação cumpriu mandados para desarticular organização criminosa que usa mergulhadores para esconder drogas nos cascos dos navios

A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça-feira (11/3), em conjunto com a Polícia Judiciária (PJ), de Portugal, uma operação com o objetivo de investigar crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa (Orcrim) e lavagem de dinheiro.

No Brasil, em algumas regiões, as diligências contaram com o apoio do BAEP - Batalhão de Ações Especiais de Polícia da Polícia Militar.

Segundo a PF, a ação, chamada de “Operação Emergentes”, teve como foco pessoas ligadas a Paulo Afonso Pereira Alves, conhecido no mundo do crime como BH ou Hugo, apontado pela PF como o principal líder da Sintonia Geral da Rua, do Primeiro Comando da Capital (PCC), na Espanha.

Investigação

A investigação teve início a partir de prisões realizadas na “Operação Sólis”, deflagrada em 7 dezembro de 2021 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e do Espírito Santo (ES).

Na ocasião, foram cumpridos mandados em Vila Velha e Guarapari, no ES, e em Araraquara e Guarujá, em SP. Paulo Afonso Pereira Alves, conhecido no mundo do crime como BH ou Hugo, apontado como líder da Orcrim e quatro parceiros de facção foram presos em Vila Velha.

Paulo Afonso Pereira Alves, conhecido no mundo do crime como BH ou Hugo - Foto: Reprodução

Com a quebra do sigilo telemático dos celulares apreendidos com o grupo, foi possível constatar como a maior facção criminosa do Brasil se organiza em outros países.

SAIBA MAIS: OPERAÇÃO SOLIS REPRIME TRÁFICO DE DROGAS EM SP E NO ESPÍRITO SANTO

Em 21 de junho do ano passado, um mergulhador, de 31 anos, suspeito de acoplar drogas em navios, foi preso em Guarujá, no litoral paulista, ao transportar mais de 100 quilos de cocaína.

Em 24 de agosto, a PF apreendeu aproximadamente 114 kg de cocaína no casco de um navio no Porto de Santos. A embarcação tinha como destino a Espanha.

Mandados de Prisão

Segundo a PF, foram cumpridos sete mandados de prisão, dos quais cinco temporários e dois preventivos, ordenados pela 5ª Vara Federal de Santos. Os sete presos na operação ocuparam os lugares, nas ruas, do núcleo do PCC anteriormente chefiado por Paulo Afonso Pereira Alves, o BH.

Seis alvos foram detidos em Guarujá (quatro homens e duas mulheres) e, a partir de Cooperação Jurídica Internacional, um homem investigado por liderar a quadrilha foi detido na Vila de Alcochete, em Lisboa, Portugal. A Polícia Judiciária acrescentou que Fant reside legalmente em Portugal.

Modus Operandi

Submersos, os mergulhadores usavam as motos aquáticas para agir com rapidez e discrição, não chamando a atenção das autoridades portuárias europeias.

Em cada navio atracado, os mergulhadores retiravam, em média, 100 quilos de cocaína, quantidade que, em solo europeu, poderia render ao menos R$ 10 milhões.

Portugal

O alvo da ação foi uma célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Portugal, responsável pela coordenação do envio e da distribuição de drogas na Europa.

Segundo a PJ, Gabriel Martinez Souza, o Fant, de 38 anos, era o responsável por coordenar uma equipe de mergulhadores especializados em retirar cargas milionárias de cocaína em navios que atracavam na Europa.

Gabriel Martinez Souza, o Fant - Foto: Reprodução

A droga era acondicionada clandestinamente nos cascos e caixas de leme das embarcações, antes de deixarem do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Mandados de Busca e Apreensão

Vinte e seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Sendo 17 deles em Guarujá, dois em Santos, dois em Ribeirão Preto, um em Birigui, no estado de São Paulo. E ainda outros dois em Rolândia, no interior do Paraná e outro em Criciúma, em Santa Catarina.

No Brasil foram apreendidos aparelhos celulares, computadores, joias, cinco veículos, uma arma de fogo e outros objetos de interesse da investigação. Além disso, houve determinação de sequestro e bloqueio de bens e valores, com a finalidade de descapitalizar a organização.



Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em Portugal, mediante cooperação jurídica internacional. 

Na casa de Fant, a PJ encontrou e apreendeu um fuzil Ar15, duas pistolas, munição, veículos de luxo, equipamentos de mergulho, 30 mil euros (quase R$ 190 mil), além de barcos e motos subaquáticas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES