Postagem em destaque

PF EM SANTA CATARINA ABRE INSCRIÇÕES PARA CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES DE ARMAMENTO E TIRO

O acesso ao formulário de inscrição encerra-se às 23:59 horas do dia 26 de março de 2025 A Superintendência Regional da Polícia Federal em...

quarta-feira, 12 de março de 2025

0

APPA REALIZA SIMULADO DE ABANDONO DE EDIFICAÇÃO NO PORTO DE PARANAGUÁ


O cenário montado simulou um curto-circuito no auditório Emir Roth. A Guarda Portuária foi acionada para identificar a causa e ativou o alarme

A Autoridade Portuária dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) realizou no dia 27 de fevereiro um simulado de evacuação de edifício. O palco do exercício foi o Palácio Taguaré, sede administrativa da empresa pública Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina.

Uma fumaça cenográfica no auditório Emir Roth serviu para dar mais realismo à ação. O alarme de incêndio foi acionado, e os líderes de abandono guiaram os funcionários, estagiários e terceirizados que trabalham no edifício.

Todos foram conduzidos até o ponto de encontro próximo ao portão de saída que dá acesso à Avenida Ayrton Senna da Silva. Este foi o primeiro exercício do ano na empresa pública, e a avaliação inicial foi positiva. No total, 85 pessoas participaram do ensaio.

“Percebemos que todos participaram, uma clara demonstração de que as pessoas que atuam no local entenderam a necessidade desse tipo de treinamento. Mesmo sendo um simulado, várias situações podem fugir do planejado e atrapalhar a operação, mas a saída do prédio foi rápida. Nunca tínhamos feito um abandono de prédio no Palácio Taguaré e, por isso, precisávamos realizar da maneira mais tranquila possível”, destacou Felipe Zacharias, assessor especialista em Saúde e Segurança do Trabalho e líder do exercício.

De acordo com Zacharias, este é um dos treinamentos previstos no cronograma de simulados da empresa. “É necessário porque toda edificação precisa ter esse plano para uma eventual emergência que saia do controle, como excesso de fumaça e risco à vida. Temos um protocolo de procedimento para ser executado de forma ordenada, organizada e 100% eficiente para garantir a saída segura das pessoas”, justificou.

O cenário montado simulou um curto-circuito no auditório Emir Roth. “A Guarda Portuária (GPort) foi acionada para identificar a causa e ativou o alarme. Temos dois líderes de abandono em cada setor para coordenar a evacuação de suas áreas. Eles foram treinados e conhecem as rotas de fuga”, explicou Zacharias.

O simulado contou com a partição de mais de 30 pessoas entre a organização capitaneada pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná e o apoio da Guarda Portuária, empresas terceirizadas de apoio PME, AlBriggs, Cia Ambiental, WRos e os líderes de abandono.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES