Postagem em destaque

SEMINÁRIO SOBRE USO DRONES POR FACÇÕES CRIMINOSAS FOI REALIZADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O debate foi solicitado pelo deputado Sargento Portugal da Comissão de segurança Pública e Combate ao Crime Organizado No dia 11 de dezemb...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

0

SEMINÁRIO SOBRE USO DRONES POR FACÇÕES CRIMINOSAS FOI REALIZADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS


O debate foi solicitado pelo deputado Sargento Portugal da Comissão de segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

No dia 11 de dezembro foi realizado no Anexo II, Plenário 06, da Câmara dos Deputados, o Seminário sobre o “Uso de Drones por Facções Criminosas”. O debate foi solicitado pelo deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

O evento foi organizado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados, em Brasília, reuniu especialistas para debater e propor soluções contra o uso indevido de aeronaves remotamente pilotadas.

Guarda Portuária

O guarda portuário Lucas Bernardo Mires S. Vasconcelos, instrutor de drones da Companhia Docas da Bahia (CODEBA) - Autoridade Portuária dos portos de Salvador e Aratu e Candeias, e também Diretor da Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil – ANGPB, foi um dos palestrantes.

Em sua apresentação ele fez um breve resumo sobre a história da Guarda Portuária (GPort). Falando sobre o uso de drones ele sugeriu a criação de Zonas de Restrição de Voo (FRZ) nas áreas portuárias e também recomendou ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) atualização nas normas para incluir expressamente os portos como áreas de segurança.

O Capitão Eduardo Silva na sua apresentação informou que já existe intenção do DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo em realizar atualizações na ICA 100-40.

Participantes:

Além de Lucas Bernardo o evento contou com a participação dos seguintes convidados;

  • ARISTHEU DE GÓES LOPES - Comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope/RJ) - Secretaria de Estado da Policia Militar do Rio de Janeiro.
  • RICARDO PEREIRA CABRAL - Escritor – Articulista em Segurança Pública, professor da Escola de Guerra Naval e responsável pelo Canal História Militar Em Debate.
  • André Luis Timoni – Representando a Diretoria de operações Integradas e Inteligência DIOP, do Ministério das Justiça e Segurança Pública.
  • Eduardo Araújo da Silva – Especialista de Controle de Tráfico Aéreo – Chefe da Seção de Controle de Sistema de Aeronaves do Departamento de Controle do Espaço Aéreo DECEA/RJ - Força Aérea Brasileira.
  • ROBINSON FARINAZZO - Capitão-de-fragata (Fuzileiro Naval) da reserva - Canal Arte da Guerra.
  • TEN CEL AVIADOR DAYVE MORAES PIVA - Coordenador Geral de Assuntos de Fronteira Gabinete de Segurança Institucional - Presidência da República.
  • CEL ELIAS MILLER - Diretor Legislativo - Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais - FENEME.
  • RODOLFO QUEIROZ LATERZA – Delegado da Polícia Civil do Espírito Santo e Presidente - Associação dos Delegados de Polícia do Brasil - ADEPOL do Brasil.
  • PEDRO MANUEL IGNACIO DURAN FERNANDEZ FILHO – Delegado Polícia Federal do Brasil

O seminário foi transmitido ao vivo pelo Canal Câmara dos Deputados no YouTube.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.