Postagem em destaque

SEMINÁRIO SOBRE USO DRONES POR FACÇÕES CRIMINOSAS FOI REALIZADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O debate foi solicitado pelo deputado Sargento Portugal da Comissão de segurança Pública e Combate ao Crime Organizado No dia 11 de dezemb...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

0

MARINHA REALIZA OPERAÇÃO DEPORTEX NO PORTO DE SALVADOR


O exercício foi realizado em conjunto com a Guarda Portuária (GPort), da Autoridade Portuária da Bahia

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou no Porto de Salvador, no período de 3 a 6 de dezembro, um exercício militar denominado Operação “DEPORTEX– LE II/2024”.

A Operação não se limita ao treinamento interno da Marinha. Ela é um exemplo de integração com outras entidades civis e militares.

O exercício foi realizado em conjunto com a Guarda Portuária (GPort), da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Autoridade Portuária da Bahia - e com a colaboração da Praticagem da Bahia.

A operação é planejada para integrar atividades em terra e no mar, com cenários que simulam ataques contra o porto e seus acessos.

Objetivo

A Operação DEPORTEX tem como objetivo aprimorar as capacidades da Marinha e testar novas tecnologias e táticas. A evolução dos exercícios de defesa naval busca responder as ameaças modernas, como ataques cibernéticos e ações assimétricas.

A Operação DEPORTEX é um exercício de Defesa de Porto que visa impedir ou neutralizar ataques contra um porto ou fundeadouro e seus acessos. A operação é importante pela preocupação com a segurança e a coordenação de diversas instituições em prol de um porto seguro.

O exercício, que ocorreu na área marítima e em terra, contou com a participação de cerca de 200 militares e seis embarcações.

Durante o exercício, as operações regulares do porto seguiram inalteradas, graças ao planejamento meticuloso e à colaboração eficiente entre as partes envolvidas.

Participantes

Participaram da DEPORTEX militares do Com2ºDN, da Base Naval de Aratu, da Capitania dos Portos da Bahia, do Centro de Intendência da Marinha em Salvador, do Comando da Força de Minagem e Varredura, da Estação Rádio da Marinha em Salvador, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e do Serviço de Sinalização Náutica do Leste, além do Navio-Patrulha “Gravataí” e lanchas da Capitania dos Portos da Bahia e do Grupamento de Patrulha Naval do Leste.

2ª Operação DEPORTEX no ano

Essa foi a segunda DEPORTEX realizada no ano de 2024. Em março, o exercício foi realizado nas instalações do Terminal Portuário de Cotegipe (TPC), porto estratégico na exportação de grãos, situado dentro da Baía de Todos-os- Santos.

“A operação é importante pela preocupação com a segurança e a coordenação de diversas instituições em prol de um porto seguro, atualizando os planos de defesa da nossa Força em conjunto. Foram simuladas situações que podem ocorrer no dia a dia, sem alteração nas operações do porto”, afirmou o Comandante do 2° Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, que também destacou a localização estratégica do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador para a defesa portuária.

Para o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, a DEPORTEX exige um planejamento detalhado por parte de todas as Organizações Militares subordinadas ao Com2ºDN em Salvador, além da coordenação com a Guarda Portuária, que já faz a proteção diária. “O mais importante é adquirir conhecimento sobre o Porto em uma situação de paz, para o caso de haver uma necessidade real estarmos prontos para atuar com mais agilidade”, afirmou.

"Vimos com muito bons olhos a execução do exercício no Porto de Salvador. Fizemos um planejamento conjunto para realizarmos da forma mais real possível. Assim, conseguimos treinar em conjunto, garantindo que estaremos cada vez mais preparados para o caso de uma situação real", afirmou o Diretor-Presidente da CODEBA, Antonio Gobbo.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.