Páginas

Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2024

RIO DE JANEIRO FOI SEDE DO MAIOR EVENTO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DAS ADUANAS


Em paralelo com a conferência foi realizada uma exposição com 54 estandes, exibindo soluções tecnológicas

A World Customs Organization’s Technology Conference & Exhibition 2024, maior evento da Organização Mundial das Aduanas (OMA), foi realizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e organizado em parceria com empresas do setor, de 12 a 14 de novembro, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

O evento, que atraiu quase 1.300 participantes registrados de 117 países, teve como tema “Fronteiras Digitais: Alfândegas Abraçando a Inovação com Parceiros Tradicionais e Novos”, ofereceu amplas oportunidades de networking e de ampliação de conhecimento com informações detalhadas sobre as mais recentes soluções tecnológicas disponíveis no mercado.

Em paralelo com a conferência foi realizada uma exposição com 54 estandes, exibindo soluções tecnológicas de ponta, projetadas para aprimorar as operações aduaneiras.

Cerimônia de Abertura

Os discursos de abertura foram proferidos por Cláudia Thomaz, Subsecretária de Administração Aduaneira da Receita Federal do Brasil, e Ian Saunders, Secretário-Geral da OMA, que ressaltaram o impacto transformador da tecnologia e das parcerias no fortalecimento do papel da Alfândega na segurança do comércio global, na promoção de práticas sustentáveis ​​e na construção de cadeias de suprimentos resilientes por meio de colaboração inovadora.


A cerimônia de abertura foi seguida por uma mesa redonda de alto nível intitulada “Revelando Novos Horizontes Tecnológicos por meio da Colaboração e Inovação para um Comércio Integrado”. Moderada pelo Secretário-Geral da OMA, a sessão contou com contribuições de Cláudia Thomaz, Chefe da Administração anfitriã; AnnMarie Highsmith, Comissária Assistente Executiva, Escritório de Comércio, Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (US CBP); Colm Leonard, Vice-Presidente do Grupo Consultivo do Setor Privado da OMA; e Francisco Lima Mena, Secretário-Geral do Secretariado para a Integração Econômica Centro-Americana (SIECA). Os painelistas exploraram o papel crítico da inovação orientada por dados e das tecnologias emergentes na reformulação das operações alfandegárias, apresentando estratégias específicas para melhorar a eficiência, aprimorar o gerenciamento de riscos em tempo real e promover a colaboração transfronteiriça integrada.

A agenda do primeiro dia também incluiu discursos principais e três painéis discutindo avanços tecnológicos nos vários modos de transporte.

Nos dois dias subsequentes, os participantes se aprofundaram nos avanços da tecnologia de detecção, explorarão soluções digitais para facilitação do comércio global e analisarão os benefícios oferecidos pelas plataformas de Janela Única. Uma sessão foi dedicada de como a Alfândega pode aproveitar o potencial oferecido pelo engajamento estratégico com novos parceiros para promover o comércio eletrônico transfronteiriço seguro, protegido e sustentável.

Na segunda tarde, os participantes puderam se juntar a um dos dois fluxos de sessões de discussão focadas em aprimorar a troca de dados e aumentar as capacidades de detecção por meio de Conceitos de Operações do Centro de Comando (CONOPS) eficazes. Outras sessões exploraram a implantação de tecnologias como blockchain e a Internet das Coisas (IoT) por administrações alfandegárias, bem como compartilharam histórias de sucesso de iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que dão suporte a capacidades de detecção aprimoradas e impulsionam transições verdes e digitais.

Encerramento

Sob o tema “O Futuro das Alfândegas na Era Digital: Elaborando Estratégias para Inovação e Colaboração Sustentáveis”, a mesa redonda de encerramento refletiu sobre os principais insights e discussões da Conferência, delineando uma visão estratégica para o futuro das operações alfandegárias na era digital.

Considerado como o Dia da Inteligência Artificial (IA) da Conferência, se concentrou em várias aplicações de IA na Alfândega, discutindo aspectos regulatórios, pré-requisitos, riscos e desafios associados à sua implantação.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.