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quarta-feira, 6 de novembro de 2024

AUTORIDADE PORTUÁRIA DO PORTO DE PARANAGUÁ APRESENTA NOVO CONTROLE DE ACESSO


Empresas e profissionais conheceram o Sistema Integrado de Credenciamento e Serviços (SICS)

A empresa pública Portos do Paraná, Autoridade Portuária dos portos de Paranaguá e Antonina, no litoral do Paraná, reuniu a comunidade portuária nos dias 28, 29 e 31, no Palácio Taguaré, para apresentar e fortalecer o diálogo sobre o novo Sistema Integrado de Credenciamento e Serviços (SICS). 

O conjunto de procedimentos visa otimizar e facilitar a habilitação, tanto de empresas, quanto dos profissionais que acessam o Porto de Paranaguá. A certificação do sistema, uma necessidade imposta Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias, do inglês International Ship and Port Facility Security Code, começou a feita de forma on-line e obrigatória desde a última segunda-feira, 4 de novembro.

“O SICS é fruto de um trabalho em conjunto multisetorial visando um processo de melhoria contínua na Portos do Paraná, com maior agilidade na tramitação de documentos e solicitações de usuários, bem como a maximização da eficiência na segurança da Autoridade Portuária”, justificou Thiago Matozo, coordenador de Monitoramento da Unidade Administrativa de Segurança Portuária e coordenador do Grupo de Trabalho de Controle de Acessos.

Com o novo sistema, será possível habilitar e credenciar empresas, trabalhadores e autônomos ligados às operações portuárias ou serviços. O uso do processo será obrigatório e a adesão será de forma gradual, de acordo com o cronograma de renovação de credenciamento. O uso de e-mail ou protocolo para recebimento de pedidos ou documentos será descontinuado.

“Esse sistema vem para deixar a operação mais fluida, mais eficiente. Ele foi pensado não só para nós, como Autoridade Portuária, analisarmos com mais facilidade a documentação, mas também para a comunidade portuária, que tem a possibilidade de enviar a documentação e acompanhar o andamento de uma forma mais dinâmica dentro do sistema sem precisar o envio de e-mail ou ligações”, destacou a agente portuária, Jhessika Takassaki.

Na visão da agente portuária, Ana Paula Vitalino, a pandemia de Covid-19 acelerou o processo de desburocratização, mas ainda era preciso melhorar a forma de habilitar e credenciar empresas e profissionais. “Usamos o e-mail, mas vimos que ainda era complicado trabalhar desta forma. Ter um sistema que pudesse ajudar o usuário a enviar suas solicitações sem precisar falar com várias áreas e em momentos diferentes ficaria muito mais fácil e é isso que trouxemos com o SICS”, apontou.

A expectativa é de que, no médio prazo, o novo sistema de credenciamento facilite essa relação das empresas com a Autoridade Portuária. “Eu acredito que o sistema vai facilitar muito, tanto a nossa vida quanto a vida da comunidade portuária. No começo, vai ser um processo que vai demandar trabalho tanto do usuário quanto nosso para inserir as informações no sistema, mas depois que as informações estiverem no SICS será mais fácil visualizar e ter as informações necessárias”, projeta a agente portuária, Bruna Marcela de Oliveira.

Os encontros nos três dias, com os mais diversos grupos que compõem a comunidade portuária, ajudar a aparar as arestas, e deixar todos cientes da nova funcionalidade. “Não é perfeito, mas vamos evoluir com o passar do tempo e as críticas da comunidade portuária são fundamentais. Já fizemos testes com três empresas e todas elas consideram funcionais e intuitivas”, finalizou Felipe Zacharias, assessor especialista em Saúde e Segurança do Trabalho.


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