Empresas e profissionais conheceram o Sistema Integrado de
Credenciamento e Serviços (SICS)
A empresa pública Portos do Paraná, Autoridade Portuária dos portos de Paranaguá e Antonina, no litoral do Paraná, reuniu a comunidade portuária nos dias 28, 29 e 31, no Palácio Taguaré, para apresentar e fortalecer o diálogo sobre o novo Sistema Integrado de Credenciamento e Serviços (SICS).
O conjunto de
procedimentos visa otimizar e facilitar a habilitação, tanto de empresas,
quanto dos profissionais que acessam o Porto de Paranaguá. A certificação do
sistema, uma necessidade imposta Código Internacional para Proteção de Navios e
Instalações Portuárias, do inglês International Ship and Port Facility Security
Code, começou a feita de forma on-line e obrigatória desde a última
segunda-feira, 4 de novembro.
“O SICS é fruto de
um trabalho em conjunto multisetorial visando um processo de melhoria contínua
na Portos do Paraná, com maior agilidade na tramitação de documentos e
solicitações de usuários, bem como a maximização da eficiência na segurança da
Autoridade Portuária”, justificou Thiago Matozo, coordenador de Monitoramento
da Unidade Administrativa de Segurança Portuária e coordenador do Grupo de
Trabalho de Controle de Acessos.
Com o novo sistema,
será possível habilitar e credenciar empresas, trabalhadores e autônomos
ligados às operações portuárias ou serviços. O uso do processo será obrigatório
e a adesão será de forma gradual, de acordo com o cronograma de renovação de
credenciamento. O uso de e-mail ou protocolo para recebimento de pedidos ou
documentos será descontinuado.
“Esse sistema vem
para deixar a operação mais fluida, mais eficiente. Ele foi pensado não só para
nós, como Autoridade Portuária, analisarmos com mais facilidade a documentação,
mas também para a comunidade portuária, que tem a possibilidade de enviar a
documentação e acompanhar o andamento de uma forma mais dinâmica dentro do
sistema sem precisar o envio de e-mail ou ligações”, destacou a agente
portuária, Jhessika Takassaki.
Na visão da agente
portuária, Ana Paula Vitalino, a pandemia de Covid-19 acelerou o processo de
desburocratização, mas ainda era preciso melhorar a forma de habilitar e
credenciar empresas e profissionais. “Usamos o e-mail, mas vimos que ainda era
complicado trabalhar desta forma. Ter um sistema que pudesse ajudar o usuário a
enviar suas solicitações sem precisar falar com várias áreas e em momentos
diferentes ficaria muito mais fácil e é isso que trouxemos com o SICS”,
apontou.
A expectativa é de
que, no médio prazo, o novo sistema de credenciamento facilite essa relação das
empresas com a Autoridade Portuária. “Eu acredito que o sistema vai facilitar
muito, tanto a nossa vida quanto a vida da comunidade portuária. No começo, vai
ser um processo que vai demandar trabalho tanto do usuário quanto nosso para
inserir as informações no sistema, mas depois que as informações estiverem no
SICS será mais fácil visualizar e ter as informações necessárias”, projeta a
agente portuária, Bruna Marcela de Oliveira.
Os encontros nos
três dias, com os mais diversos grupos que compõem a comunidade portuária,
ajudar a aparar as arestas, e deixar todos cientes da nova funcionalidade. “Não
é perfeito, mas vamos evoluir com o passar do tempo e as críticas da comunidade
portuária são fundamentais. Já fizemos testes com três empresas e todas elas
consideram funcionais e intuitivas”, finalizou Felipe Zacharias, assessor
especialista em Saúde e Segurança do Trabalho.
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