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segunda-feira, 30 de setembro de 2024

SANTOS REALIZA O 3º FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DOS SUPERVISORES DE SEGURANÇA PORTUÁRIA


O evento teve a participação de 200 profissionais e especialistas para discutir os desafios e soluções para o gerenciamento da segurança portuária

Na última quarta-feira (25/09) foi realizado no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais S.A., localizado no Porto de santos, litoral de São Paulo, o III Fórum de Supervisores de Segurança Portuária (SSP) 2024.

O evento teve a participação de 200 profissionais e especialistas do setor para discutir os desafios e soluções para o gerenciamento da segurança portuária.

Entre os participantes, estavam presentes o Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), Dr. Marcelo João; o delegado adjunto da Alfândega da Receita Federal do Brasil (RFB, do Porto de Santos, auditor-fiscal Reinaldo Angelini, o Capitão de corveta da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), da Marinha do Brasil, Rafael Saidel da Costa, o assessor técnico da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários em Santos, Daniel Santos; e o coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS), Dr. Edson Patrício do Nascimento.

O presidente da Conportos, Marcelo João da Silva, destacou o intercâmbio entre os portos no setor. “Agente tem colegas de outros complexos portuários compartilhando boas práticas e soluções para desafios como controle de acesso, controle de carga e segurança orgânica, por exemplo, que ajudam quem está enfrentando o mesmo problema”.

O delegado da RFB, Reinaldo Angelini, destacou a atuação do órgão. “Somos cobrados para manter a segurança, fomentando a agilidade do comércio exterior. Nossa missão é celeridade e segurança aduaneira. A gente trata, além do desembaraço aduaneiro da carga, das irregularidades que podem estar à margem do controle aduaneiro, como contrabando e descaminho”.

Capitão de corveta da Marinha do Brasil,Rafael Saidel da Costa disse que a Marinha do Brasil está alinhada aos demais órgãos para atuar na segurança nos portos. “É muito importante interagir e se conectar na prevenção e na verificação das vulnerabilidades que possam ocorrer nas instalações portuárias. Cada um contribuindo de alguma forma para o aumento do nível de segurança”.

O coordenador institucional do fórum e assessor técnico da Antaq em Santos, Daniel Alves dos Santos, apresentou o aplicativo Oi-BR, que permite comunicar acidentes no Porto de Santos em tempo real. A inovação tecnológica já é utilizada por órgãos públicos de segurança e fiscalização e por terminais privados que operam nos portos de Santos e São Sebastião.

Daniel esclareceu que o dispositivo foi doado à Antaq por desenvolvedores da Faculdade de Tecnologia (Fatec), sem custo. “Os órgãos públicos e os terminais informam as ocorrências pelo aplicativo e esses dados nos ajudam a desenvolver ações preventivas. Utilizamos o app desde janeiro do ano passado e constatamos que os acidentes de trânsito no porto são as ocorrências de maior incidência”.

Segundo ele, as ocorrências são avaliadas e ações preventivas são discutidas nas reuniões bimestrais e itinerantes da Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepae).

Por ser o maior do Brasil, o Porto de Santos é também o mais vulnerável a crimes. A complexidade do cais santista exige ações de segurança conjuntas de autoridades e empresas, dizem especialistas.

O gerente de segurança patrimonial e corporativo do Grupo ABA Infra, Matheus Paixão, que faz parte da Comissão de Supervisores de Segurança do Porto de Santos, destacou a relevância da aproximação entre os entes públicos e privados para o sucesso das ações de segurança na área portuária. “Com o uso da inteligência, equipamentos e novas tecnologias, além do apoio da segurança pública. Os ciberataques foram incorporados ao tema segurança portuária, porque os ataques que mais geram prejuízos às instalações portuárias têm origem virtual. Esses ataques podem parar uma operação portuária, de entrada e saída de navios de cruzeiros ou de carga, por exemplo. Então, o tema é importantíssimo”, afirmou Matheus.

A segurança patrimonial no transporte de granel sólido de origem vegetal é fundamental para proteger os ativos da empresa e garantir a integridade dos produtos, foi a palestra ministrada pelo Supervisor de Segurança Portuária da empresa COFCO Internacional, Edson Neves Almeida. “O transporte de granel sólido envolve diversas etapas, desde a carga até a entrega, incluindo transporte rodoviário, ferroviário ou marítimo. A segurança patrimonial abrange medidas preventivas e reativas para evitar perdas, danos e furtos”.

Edson Neves Almeida - SSP da empresa Cofco Internacional

Rastreamento em Tempo Real, Treinamento de Motoristas, Verificação de Documentação, Segurança Física dos Veículos e Planejamento de Rotas Seguras, foram alguns itens abordados. “Essas práticas e inovações visam fortalecer a segurança patrimonial, minimizando riscos e garantindo a integridade dos produtos durante o transporte de granel sólido de origem vegetal”, falou Almeida.


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