O evento teve a participação de 200 profissionais e especialistas para discutir os desafios e soluções para o gerenciamento da segurança portuária
Na última quarta-feira
(25/09) foi realizado no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini –
Concais S.A., localizado no Porto de santos, litoral de São Paulo, o III Fórum
de Supervisores de Segurança Portuária (SSP) 2024.
O evento teve a participação de 200 profissionais e especialistas do setor para discutir os desafios e soluções para o gerenciamento da segurança portuária.
Entre os
participantes, estavam presentes o Presidente da Comissão Nacional de Segurança
Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), Dr. Marcelo João; o
delegado adjunto da Alfândega da Receita Federal do Brasil (RFB, do Porto de Santos,
auditor-fiscal Reinaldo Angelini, o Capitão de corveta da Capitania dos Portos
de São Paulo (CPSP), da Marinha do Brasil, Rafael Saidel da Costa, o assessor
técnico da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários em Santos,
Daniel Santos; e o coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos
Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS), Dr. Edson Patrício do
Nascimento.
O presidente da
Conportos, Marcelo João da Silva, destacou o intercâmbio entre os portos no
setor. “Agente tem colegas de outros complexos portuários compartilhando boas
práticas e soluções para desafios como controle de acesso, controle de carga e
segurança orgânica, por exemplo, que ajudam quem está enfrentando o mesmo
problema”.
O delegado da RFB, Reinaldo
Angelini, destacou a atuação do órgão. “Somos cobrados para manter a segurança,
fomentando a agilidade do comércio exterior. Nossa missão é celeridade e
segurança aduaneira. A gente trata, além do desembaraço aduaneiro da carga, das
irregularidades que podem estar à margem do controle aduaneiro, como contrabando
e descaminho”.
Capitão de corveta
da Marinha do Brasil,Rafael Saidel da Costa disse que a Marinha do Brasil está
alinhada aos demais órgãos para atuar na segurança nos portos. “É muito
importante interagir e se conectar na prevenção e na verificação das
vulnerabilidades que possam ocorrer nas instalações portuárias. Cada um contribuindo
de alguma forma para o aumento do nível de segurança”.
O coordenador
institucional do fórum e assessor técnico da Antaq em Santos, Daniel Alves dos
Santos, apresentou o aplicativo Oi-BR, que permite comunicar acidentes no Porto
de Santos em tempo real. A inovação tecnológica já é utilizada por órgãos
públicos de segurança e fiscalização e por terminais privados que operam nos
portos de Santos e São Sebastião.
Daniel esclareceu
que o dispositivo foi doado à Antaq por desenvolvedores da Faculdade de Tecnologia
(Fatec), sem custo. “Os órgãos públicos e os terminais informam as ocorrências
pelo aplicativo e esses dados nos ajudam a desenvolver ações preventivas. Utilizamos
o app desde janeiro do ano passado e constatamos que os acidentes de trânsito
no porto são as ocorrências de maior incidência”.
Segundo ele, as ocorrências
são avaliadas e ações preventivas são discutidas nas reuniões bimestrais e
itinerantes da Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do
Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepae).
Por ser o maior do
Brasil, o Porto de Santos é também o mais vulnerável a crimes. A complexidade
do cais santista exige ações de segurança conjuntas de autoridades e empresas,
dizem especialistas.
O gerente de
segurança patrimonial e corporativo do Grupo ABA Infra, Matheus Paixão, que faz
parte da Comissão de Supervisores de Segurança do Porto de Santos, destacou a
relevância da aproximação entre os entes públicos e privados para o sucesso das
ações de segurança na área portuária. “Com o uso da inteligência, equipamentos
e novas tecnologias, além do apoio da segurança pública. Os ciberataques foram
incorporados ao tema segurança portuária, porque os ataques que mais geram prejuízos
às instalações portuárias têm origem virtual. Esses ataques podem parar uma
operação portuária, de entrada e saída de navios de cruzeiros ou de carga, por
exemplo. Então, o tema é importantíssimo”, afirmou Matheus.
A segurança
patrimonial no transporte de granel sólido de origem vegetal é fundamental para
proteger os ativos da empresa e garantir a integridade dos produtos, foi a palestra
ministrada pelo Supervisor de Segurança Portuária da empresa COFCO
Internacional, Edson Neves Almeida. “O transporte de granel sólido envolve
diversas etapas, desde a carga até a entrega, incluindo transporte rodoviário,
ferroviário ou marítimo. A segurança patrimonial abrange medidas preventivas e
reativas para evitar perdas, danos e furtos”.
Edson Neves Almeida - SSP da empresa Cofco Internacional |
Rastreamento em
Tempo Real, Treinamento de Motoristas, Verificação de Documentação, Segurança
Física dos Veículos e Planejamento de Rotas Seguras, foram alguns itens
abordados. “Essas práticas e inovações visam fortalecer a segurança
patrimonial, minimizando riscos e garantindo a integridade dos produtos durante
o transporte de granel sólido de origem vegetal”, falou Almeida.
Antonio Brasiliano realizou
uma palestra sobre Riscos Emergentes. Ele ressaltou a importância de
compreender os riscos emergentes, especialmente com a recente implementação da
norma ISO/TS 31050, que se apresenta como uma ferramenta estratégica para
auxiliar as organizações a enfrentar a volatilidade e incertezas atuais.
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