Páginas

Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

GUARDA PORTUÁRIA DA AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PROMOVE CURSO DE CINOTECNIA


O objetivo do curso foi preparar o aluno para o adestramento de cães para guarda, proteção e faro para atuarem em equipes de trabalho (k9)

A Guarda Portuária (GPort), vinculada a Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa pública que administra o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, realizou entre os dias 9 e 14 de setembro, o I Curso Básico de Formação em Cinotecnia.  

Realizado no Centro de Treinamento da Autoridade Portuária de Santos (CETRE), com carga horária de 40 horas, o curso teve seis dias de duração, sendo das 8:00 as 17:00 horas de segunda a sexta e no sábado das 8:00 as 12:00, com uma avaliação teórica. Os participantes receberam certificado e brevê.

Objetivo

O objetivo do curso foi preparar o aluno para o adestramento de cães para obediência básica (senta, deita, junta,fica e aqui), além de guarda, proteção e faro para atuarem em equipes de trabalho (k9). Os guardas portuários capacitados poderão futuramente atuar no Canil da Gport, visando uma possível expansão das operações.

Instrutor

O curso foi ministrado pelo guarda portuário Eduardo Soares de Souza, instrutor credenciado da Federação Brasileira de Adestradores de Animais (FBAA), especialista em Cinotecnia e pós-graduado em Neurociência e Comportamento Animal.

Conteúdo Programático

O curso abordou desde a história da domesticação dos cães até técnicas avançadas de adestramento e condução de cães de faro e proteção: História da domesticação dos cães, diferença entre cães e lobos, história do adestramento, o condutor adestrador (k9), termos utilizados na Cinotecnia, panorama de métodos de adestramento, teoria da dominância, bem-estar animal, janela crítica social, comunicação canina, neuroetologia, memórias, imprinting, condicionamento clássico e operante, adestramento do cão de guarda e proteção, materiais básicos de adestramento, o cão de faro e adestramento do cão de faro.

Participantes

O curso contou com a participação de 18 guardas portuários, 1 membro da GEASO, 1 membro da GERFA, 1 membro da GESET e 1 membro do setor de sinalização, todos da APS. Também participaram 4 representantes da Polícia Federal, 1 dos Fuzileiros Navais – Marinha do Brasil, 2 da Receita Federal, 3 da Guarda Civil Municipal – GCM de Itanhaém e 4 da Guarda Civil Municipal – GCM de Cubatão.

Cinotecnia

Cinotecnia é a ciência que estuda as técnicas de adestramento de cães de trabalho, é diferente de cão pet, cinotecnia é o adestramento de cães para funções de trabalho e para a pratica de esportes.




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.