Valor passa de R$ 400 mil. Total engloba apenas processos
em que não há mais chance de recorrer
A Agência
Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aplicou sete multas em cinco empresas
no Porto de Santos (uma delas foi multada três vezes) no primeiro semestre deste
ano. O valor referente às autuações chegou a R$ 439,6 mil. Esse total engloba apenas
processos transitados em julgado, ou seja, em que não há mais chance de recorrer.
Nos primeiros
seis meses do ano, foram feitas 111 fiscalizações no cais santista e 15 notificações
para correções de irregularidades. A infração mais recorrente foi a de não assegurar
condições mínimas de higiene e limpeza nas áreas e instalações. Foram dez notificações
sanadas no primeiro semestre.
O complexo
santista, maior do Hemisfério Sul, está na área de jurisdição Gerência Regional
de São Paulo (Gresp) que abrange as instalações portuárias nos estados de São Paulo,
Goiás e Tocantins. A esfera de atuação da Antaq engloba os serviços e a infraestrutura
de transporte aquaviário nacional: a navegação interior, a navegação marítima e
as instalações e os serviços portuários.
As fiscalizações
são de três tipos: programadas (dentro de plano anual de fiscalização, para
verificação da conformidade das empresas reguladas às obrigações normativas),
de rotina (para verificação presencial da prestação do serviço, envolvendo a
verificação de aspectos operacionais como manuseio de cargas perigosas e
segurança do transporte de passageiros) e extraordinárias (quando iniciadas por
denúncia, representação ou identificação de indícios de infração
administrativa).
“Costumamos
adotar um tipo de fiscalização responsiva. É algo que norteia nossas atividades.
Ou seja, vamos naquelas empresas nas quais são mais recorrentes as não
conformidades”,
explica o diretor da Antaq, Wilson Lima Filho.
“Essas fiscalizações são importantes para verificarmos a situação dos nossos regulados, de modo a vermos se estão em consonância com nossas resoluções, prestando melhor serviço à sociedade, com respeito à infraestrutura aquaviária e portuária”, completa.
Fonte: A Tribuna
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