Em 2023 foi apreendido 1,68 tonelada de cocaína em cascos
de navio no Porto de Santos
Segundo o
presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, após
avaliar as tecnologias utilizadas no exterior, a APS realizou um “estudo
interno para contratação de drones subaquáticos”.
“A China
desenvolveu uma tecnologia, já implementada em alguns rios no exterior, que
atende às nossas necessidades em termos de realização de fiscalização,
monitoramento, batimetria, dragagem. Queremos replicar esta tecnologia”, disse
Pomini.
Apreensão de cocaína em cascos de navio
Só no ano passado
foi apreenderam 1,68 toneladas de cocaína escondidas em cascos de navios como
resultado de operações de fiscalização no Porto de Santos, o maior do
hemisfério sul. Esse valor é três vezes maior que os 483 quilos interceptados
em 2020, segundo informações exclusivas obtidas pelo Estadão.
A ocorrência
repetida desta tática de tráfico de drogas no Brasil, juntamente com outras
táticas mais tradicionais, como esconder drogas em contêineres, representa um
desafio para as autoridades. Atualmente, as atividades do grupo criminoso
Primeiro Comando da Capital (PCC) estendem-se além das fronteiras, gerando
receitas superiores a mil milhões de dólares anuais.
Guarda Portuária
Atualmente, a
Guarda Portuária (GPort) não conta com mergulhadores, enquanto a Marinha do
Brasil disponibiliza quatro profissionais em operações de fiscalização para monitorar
24,6 quilômetros do canal navegável. Ou seja, precisaríamos de milhares de
mergulhadores para monitorar todo o canal simultaneamente”, afirma Pomini.
A APS quer
incluir esta aquisição no pacote tecnológico contratado para auxiliar na
entrada e saída dos navios que acessam o Porto de Santos. Segundo Pomini, estão
destinados R$ 140 milhões para essa medida no orçamento deste ano. Também foi
publicado o edital do concurso para
contratação de 67 novos guardas portuários – atualmente, 350 atuam no porto.
A GPort conta
ainda com o apoio de dois drones aéreos, além de 600 câmeras, algumas com
sensores de movimento. Essas imagens são compartilhadas em tempo real com
outras autoridades atuantes no porto..
Fonte da
reportagem original: O Estado de S. Paulo
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