O exercício simulou a retirada de um “passageiro
clandestino” do navio e teve a participação da Polícia Federal, Guarda Portuária
e da MSC
Na última
sexta-feira (12) foi realizado um simulado de segurança no navio Lirica,
atracado no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná.
O exercício simulou
a retirada de um “passageiro clandestino” do navio e teve a participação da Polícia
Federal (PF), Guarda Portuária (GPort) e da Mediterranean Shipping Company (MSC).
A realização faz
parte do calendário obrigatório do Plano de Segurança, recomendado no Código
Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS-CODE).
De acordo com o
protocolo, o passageiro passa por revista e é encaminhado para a área externa
do navio acompanhado de representantes da MSC. “Todos saem ganhando nesse
cenário do simulado, pois mantém os seus colaboradores em treinamento e
aperfeiçoamento constantes. A ideia é aprimorar ainda mais esses protocolos
cooperativos”, destacou o major César Kamakawa, gerente da GPort, da empresa
pública Portos do Paraná, Autoridade Portuária
Em situações de
emergência, a GPort é acionada para isolar o local até a chegada da PF. A
Autoridade Portuária também pode ser convidada a subir a bordo para prestar o
apoio necessário. Com o isolamento da área, a PF embarca no navio para retirar
o passageiro clandestino, que é conduzido para a delegacia de Polícia Federal.
A simulação
acontece de forma esporádica e uma vez por temporada. No Porto de Paranaguá,
esta foi a primeira vez que este tipo de simulado foi realizado.
Sobre o ISPS CODE
O ISPS CODE está
ligado ao monitoramento de acessos, pessoas, bagagens, cargas e viaturas que
circulam nas áreas portuárias e de fundeio.
O código
estabelece três níveis de segurança possíveis para navios e instalações
portuárias durante uma situação de emergência. O nível 1 é uma situação sem
ameaças, o nível 2 é uma ameaça provável, mas não confirmada; e o nível 3 é uma
ameaça confirmada. No caso do passageiro clandestino, a situação aconteceu
seguindo o protocolo de segurança nível 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.