“Operação
RegulAr” autuou e orientou caminhoneiros em relação à emissão de fumaça
A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizaram, no dia 12 deste
mês, uma fiscalização conjunta para verificação de emissão de fumaça pelos
caminhões que trafegam no Porto de Santos.
A atividade é denominada Operação RegulAr. Foi
analisada a emissão de fumaça de 355 caminhões, dos quais 17 serão autuados em
razão do não atendimento ao padrão colorimétrico do método Ringelmann (que mede
o grau de enegrecimento da fumaça).
A ação aconteceu no bairro do Paquetá, margem
direita do Porto. Foram feitas vistorias dos veículos em movimento (observando
a cor das emissões) e com os caminhões parados, neste caso usando equipamentos
de medição nos motores em movimento (teste de opacidade). Um dos veículos
apresentou irregularidade e foi notificado pela Cetesb para que promova a
regularização de seu sistema.
O objetivo da fiscalização foi de educar os
proprietários dos veículos a manterem os motores regularizados em relação à
emissão de gases previstas pelas normas e, assim, melhorar a qualidade do ar no
Porto de Santos.
Além da medição das emissões de gases, as equipes
de fiscalização também orientaram motoristas, por meio da distribuição de
panfletos educativos e abordagem direta, sobre a importância de manterem seus
caminhões regulados, por meio da manutenção periódica de seus veículos, com
vistas à prevenção da qualidade do ar.
Além dos objetivos da Operação RegulAR, a Guarda
Portuária (GPort) também constatou problemas pontuais relacionados à operação
portuária, sendo que um veículo foi autuado por derrame de carga na pista, e
dois terminais portuários foram autuados em razão da limpeza ineficiente das
carrocerias dos veículos.
Os resultados da Operação demonstram que cerca de
5% dos veículos apresentaram emissão de fumaça preta acima dos padrões
permitidos por Lei, o que significa que a grande maioria dos veículos em
circulação no Porto de Santos atende aos limites aceitáveis de emissões
atmosféricas.
Este elevado número de regularidade é resultado de
políticas públicas que ao longo dos anos vêm exigindo padrões de emissão cada
vez menores para os veículos à diesel em circulação no território nacional,
fazendo com que, ano a ano, a idade média da frota de caminhões em circulação
no Porto de Santos seja cada vez menor, e consequentemente, menos poluente.
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