A
startup vencedora do desafio da RFB terá acesso a milhões de imagens de raios-X
de containers para treinamento
A Receita Federal
do Brasil (RFB) está entre as seis entidades do Poder Público Federal que
apresentaram 10 Desafios Tecnológicos à 2ª Rodada de Soluções de IA para o
Poder Público, lançada em 21 de agosto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e
Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio
técnico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e da
Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
A 2ª Rodada
apoiará os 10 melhores projetos elaborados por empresas startups voltados ao
desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para
aplicações nos desafios propostos pelas entidades.
Nesta edição, a
RFB apresentou desafio ligado à área aduaneira, intitulado “Classificação de
Mercadorias via Raios-X (X-class)”, visando melhorar a detecção de erros de
classificação fiscal de mercadorias importadas e quantidades de mercadorias
usando imagens de raios-X de containers.
A startup
vencedora do desafio da RFB terá acesso a milhões de imagens de raios-X de
containers para treinamento, consubstanciando significativa vantagem competitiva
em um mercado em ascensão.
Além da Receita
Federal, também lançaram desafios o Hospital das Clínicas de Porto Alegre
(HCPOA); o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI); o Ministério
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); o Ministério da Pesca e
Aquicultura (MPA); e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar
(Previc).
A Finep apoiará
10 projetos, ou seja, os melhores classificados para cada um dos desafios
tecnológicos das entidades públicas participantes.
Os valores
máximos por projeto variam entre R$ 1,9 milhão e R$ 4,2 milhões em função do
desafio, conforme tabela constante no item 3.1. do Edital (confira aqui),
totalizando até R$ 36 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.