A
operação contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da
Guarda Portuária (GPort)
No período de 22
a 26 de novembro, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizaram ações fiscalizatórias
nos principais portos nacionais, sejam eles marítimos ou fluviais.
Objetivo
O principal
objetivo da operação, que contou com a participação da Polícia Rodoviária
Federal (PRF) e da Guarda Portuária (GPort), foi a verificação do atendimento
do piso mínimo do frete, o transporte de produtos perigosos, a regularidade dos
cadastros e documentações vinculadas ao serviço de transporte, o Registro
Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas (RNTRC) e o Pagamento Eletrônico de Frete (PEF).
Em outubro, a
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a Portaria nº
496/2021, com os novos valores de pisos mínimos de frete do transporte
rodoviário de cargas, considerando a variação no preço do óleo diesel no
mercado nacional superior a 10% (dez por cento) em relação ao preço considerado
na planilha de cálculos da Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete (PNPM).
RNTRC
Segundo
Jesiel Silva, coordenador de fiscalização que responde pela Unidade Regional de
Pernambuco, que engloba Alagoas, Paraíba e o Rio Grande do Norte, o Registro
Nacional dos Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), hoje é feito de
forma digital e gratuita. “Fizemos essa operação para abranger várias vertentes
da nossa fiscalização, além de integrar e trocar informações com outros órgãos”.
As
atividades tiveram por objetivo não só ditar normas e regulamentos, mas também
orientar a ponta do transporte rodoviário, que são os caminhoneiros. “Nossa
intenção de estar nos portos, além de fiscalizar o cumprimento das normas
existentes, é também orientar os caminhoneiros quanto aos seus direitos,
principalmente quanto aos documentos de porte obrigatório”, falou Jesiel.
Fiscalização
Durante a
operação foram fiscalizados 9.623 veículos nos acessos a 20 instalações
portuárias.
As equipes foram
distribuídas onde se concentra o fluxo de movimentação de cargas. Além disso,
os fiscais vistoriaram 35 postos de pesagens que a ANTT administra, aumentando
a abrangência da operação.
"A ideia é
reforçar essa parceria, trocar informações entre as agências e atingir nosso
principal objetivo: fiscalizar, de forma integrada, para assegurar ao usuário a
adequada prestação de serviços de transporte terrestre", enfatizou o
superintendente de Fiscalização.
Para o
diretor-geral, Rafael Vitale, essas integrações são muito ricas e fundamentais
para aprimorar e garantir a qualidade do serviço. "Quem ganha é o usuário
de transportes, seja terrestre ou aquaviário", destacou.
Santos-SP
De acordo com a
ANTT, em Santos 2.891 veículos foram fiscalizados e foram flagradas 330 infrações,
a maior parte, 136, eram relacionadas ao RNTRC, 99 por irregularidades que
tinham origem no vale pedágio obrigatório, outras 33 relacionadas ao transporte
de produtos perigosos, 52 com o pagamento eletrônico e 10 por irregularidade no
pagamento do piso mínimo do frete.
Em todo o país, participaram
da Operação Solarium, 77 servidores públicos. Destes 25 atuaram exclusivamente
nas vias de acesso ao cais santista
Rio de Janeiro - RJ
No Rio de Janeiro
a operação se desenvolveu principalmente nos portos do Rio de Janeiro e de
Itaguaí. Nos dois portos foram efetuadas um total de 455 vistorias, que geraram
83 autos de infração.
Segundo o
superintendente da Guarda Portuária (GPort), José Tadeu Diniz, “o Grupamento de
Ações Extraordinárias (GAEX) acompanhou toda a operação, dando o suporte
necessário para que a vistoria dos caminhões fosse efetuada sem interromper o
fluxo de cargas nem causar transtornos às operações portuárias”.
Para Diniz, “a
fiscalização de forma integrada entre as instituições tem resultados mais
amplos e eficazes para assegurar ao usuário uma adequada prestação de serviços
de transporte”.
Sobre o balanço
da ação nos dois portos, o superintendente da Guarda Portuária detalhou: “Em
dois dias da operação no Porto do Rio de Janeiro, fizemos 214 abordagens que
geraram 49 autos de infração de TRPP e quatro de RNTRC. Já no Porto de Itaguaí,
nas 241 vistorias realizadas em três dias, tivemos 25 autos de infração
referentes a TRPP, três de PMF e duas de RNTRC”. Durante a operação, a GPort
registrou ainda uma prisão em flagrante por uso de Carteira Nacional de
Habilitação (CNH) falsa.
Vitória - ES
Em Vitória, a
Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) disponibilizou aos ficais da ANTT um
ponto coberto e com acesso a banheiros e bebedouro, na região dos gates
instalados na Estrada de Capuaba, para a abordagem dos caminhoneiros, que
ocorreu em harmonia com as atividades da Guarda Portuária.
“Nossos fiscais
se fizeram presentes de forma a garantir o sucesso da operação sem prejuízo à
operação portuária”, explicou a chefe da Unidade Regional de Vitória, Daniela
Quadros.
Natal - RN
Em
Natal, no Rio Grande do Norte, foram realizadas autuações referentes a ausência
de documentos de porte obrigatório, ausência de registro junto ao RNTRC, com o
transportador realizando transporte remunerado sem cadastro, e de Pagamento
Eletrônico de Frete (PEF).
Com a
apreensão de cocaína no Porto de Natal durante a operação, o coordenador
esclareceu que a apreensão de substâncias ilícitas não compete a ANTT. No
entanto, destaca a natureza da fiscalização integrada como algo que pode coibir
irregularidades. “Nossa fiscalização é inerente ao transporte rodoviário de
carga, mas quando trabalhamos em conjunto situações como essa pode ser flagrada
e cada órgão cumpre o seu papel”.
“No
momento em que verificamos uma irregularidade da parte documental, que é
competência nossa, atuamos na fiscalização. Se há uma ação em conjunto com a
PRF, que vê alguma irregularidade de trânsito, a Polícia Rodoviária faz a sua
parte. Crimes também competem ao âmbito policial. Dessa forma, a integração de
ações fiscalizatórias é algo importante para mostrar que a abrangência da
fiscalização pode trazer benefícios para a sociedade”, finaliza.
Operação Solarium
A palavra
Solarium (ou solário) vem do latim: solaris = do sol; arium = ligado a; ou
seja, um espaço ligado ao sol. Nessa linha a ANTT busca levar a presença do
Estado, na figura desta Agência, para trazer a luz da fiscalização em áreas
tradicionalmente conturbadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.