A
Companhia Docas deverá comprovar medidas no sentido promover a abertura de
processo seletivo para contratação de Guardas Portuários. Ajustar a nomenclatura
funcional dos guardas portuários, conforme a CBO.
Em
fiscalização realizada nos dias 21, 22 e 26 de outubro pelos fiscais do
Ministério do Trabalho no Porto de São Sebastião, eles puderam constatar o
descaso com a segurança do porto.
Os
fiscais notificaram no dia 13 de novembro o Diretor Presidente da Companhia
Docas De São Sebastião, Paulo Tsutomu Oda, a adotar no prazo de 60 dias, a contar
da última segunda-feira (16), várias medidas de segurança, Saúde e Higiene do
Trabalho:
Abster-se
no momento de manter o guarda portuário em “posto fixo” na área denominada
“antigo canteiro de obra” localizada no Pátio-3 (parte não alfandegada) tendo
em vista o local não oferecer às condições mínimas exigidas pela norma de
higiene, saúde e segurança do trabalho (NR-24). Prazo: imediato!
Instalar
Chuveiros junto ao vestiário da edificação existente na entrada do Porto,
devendo abster do uso das instalações localizadas na antiga área onde
funcionava o canteiro de obras do pátio-3. A antiga edificação da Guarda
localizada ao lado do NEPOM foi cedida aos Bombeiros!
Manter
protegidas e funcionando as instalações elétricas das instalações sanitárias,
incluindo o interruptor e o chuveiro (prazo imediato!) - Providenciar
iluminação no corredor do CCO (Centro de Controle Operacional da GPORT). Prazo
imediato!
Irregularidades
Deverão
também ser sanadas as seguintes irregularidades constatadas:
Comprovar
medidas no sentido promover a abertura de processo seletivo para contratação de
Guardas Portuários para atender principalmente os serviços de ronda ostensiva e
cumprir o que determina o regulamento próprio. Abster de colocar somente um
guarda na ronda noturna, sem portar arma de fogo e colete balístico.
Ajustar
a nomenclatura funcional dos guardas portuários, conforme a CBO (Classificação
Brasileira de Ocupação) dentro do que prevê a Lei n° 12.815/2013.
Promover
treinamento e qualificação de guardas portuários para operar o escâner de mala,
melhorando às condições do local onde o equipamento está instalado em razão do
espaço físico e número de pessoas/bagagens).
Monitoramento, Controle de
Acesso e Iluminação
Providenciar
o conserto/operacionalização de 26 (vinte e seis câmeras) do sistema de
monitoramento e limpeza das lentes das câmeras existentes.
Ajustar
o controle de acesso de forma a não permitir entrada e saída de pessoas
(trabalhadores) sem o fiel registro no sistema, como também, ajustar ou
integrar o sistema com a escalação eletrônica do OGMO – Órgão Gestor de Mão de
Obra, de forma a não permitir que TPA’s – Trabalhadores Portuários Avulsos não
escalados adentrem o Porto (local de trabalho). Abolir a forma manual desse
tipo de controle pela Guarda Portuária.
Manter
iluminado o perímetro do Porto em toda sua extensão, em especial, o perímetro
do Pátio-3 (fronteira com Pátio-4 e perímetro do fundo divisa com área externa).
Melhora da Estrutura do Pátio
3
Iluminar
dentro dos níveis mínimos estabelecidos na NR-29 o Pátio-3 (fundos), área não
alfandegada, local de estacionamento dos caminhões (espera para descarregamento
ou carregamento de carga).
Pavimentar
ou adotar outra medida junto ao piso do Pátio-3 onde os caminhões permanecem
estacionados, que evite à exposição de poeira suspensa no ar
(aerodispersóides), quando há deslocamento de veículo pelo local ou pela força
do vento.
Sinalizar
as vias e faixas de pedestres, os locais de estacionamentos de veículos, placas
de trânsito (mão de direção, parada obrigatória entre outras necessária para
ordenar o trânsito pelo recinto).
Instalar
no Pátio-3, onde os caminhões permanecem estacionados, local de aguardo de
serviços (operação portuária de descarregamento ou carregamento).
Instalar
no Pátio-3 água potável conforme dimensionamento da NR-24.
Instalar
no Pátio-3, onde os caminhões permanecem estacionados, instalações sanitárias
com número de vasos e lavatórios suficientes de acordo com o dimensionamento da
NR-24
Instalar
no Pátio-3, onde os caminhões permanecem estacionados, chuveiros (água quente e
fria) e vestiários em número suficientes, conforme dimensionamento, devendo
haver bancos e instalação de suportes para toalhas e sabonete.
Instalar
no Pátio-3, onde os caminhões permanecem estacionados, refeitório dimensionado
ao número de trabalhadores. Obs.: o refeitório existente com capacidade de 32
lugares e está em média a 250 metros do Pátio-3, podendo servir para suprir a
necessidade emergencial, desde que o limite de caminhoneiros por turno não
ultrapasse a capacidade e o dimensionamento previsto. - Corrigir o devassamento
do compartimento do chuveiro no banheiro perto do refeitório (prazo imediato!)
Quanto
aos armazéns de lona, tomar providências e/ou exigir dos usuários.
Cumprimento
da legislação pertinente a prevenção de incêndios.
Armazéns
Proteção
dos armazéns quanto a descargas atmosféricas (SPDA).
Plano de Armazenagem, não devendo ser obstruídos extintores de incêndio, quadros elétricos, rotas de fuga, portas e passagens, bem como manter espaço entre a carga armazenada e as laterais da estrutura.
Conforme
o tipo de operação portuária nos pátios e no interior dos armazéns (área
pública): adotar e implementar sinalização complementar (horizontal e vertical)
com utilização de barreiras físicas e placas, para delimitação da área
operacional da área de pessoas (trabalhadores), como medidas preventivas para
afastar o risco de atropelamento.
PAM
Adequação
do PCE - Plano de Controle de Emergência e do PAM – Plano de Ajuda Mútua, em
especial, ao plano de atendimento para situações de emergência quanto aos
riscos de sinistros potenciais envolvendo os armazéns de lona, levando em
consideração a quantidade e a natureza do produto estocado e sua carga de
incêndio.
Realizar
simulados práticos dentro das diretrizes de implementação do PCE.
Pátios alfandegados e vias
de trânsito:
Manter
a iluminação dos pátios, passagens e áreas operacionais dentro dos padrões
mínimos exigidos pela norma de segurança e saúde do trabalho portuário (NR-29).
Manter
os pisos dos recintos e vias de trânsito conservados, sem buracos ou avarias.
Sinalizar
melhor as vias de trânsito, em especial a rotatória das balanças com a
instalação de placas indicando mão de direção; faixas pedestres a contar do
refeitório em direção ao Pátio-2 e cais; sinalização horizontal do traçado da
via pública da rotatória (lado do refeitório); melhorar as pinturas das faixas
de pedestres junto aos portões dos pátios (calçadas).
Documentos
Notificou
também para apresentar até a data de ontem (19) os documentos abaixo
discriminados, para uma nova inspeção, podendo o não cumprimento ensejar autuação
na forma da lei.
Controle
de Horário da Guarda Portuária do período de NOV/2019 a NOV/20 (exceto os meses
de JUN/20, JUL/20 e AGO/20 já anteriormente disponibilizados).
Escalas
de Revezamento de turnos de folgas da Guarda Portuária do período de NOV/2019 a
NOV/20 (exceto os meses de JUN/20, JUL/20 e AGO/20 já anteriormente
disponibilizados).
Folha
de Pagamento de Salário da Guarda Portuária do período de NOV/2019 a NOV/20
(exceto os meses de JUN/20, JUL/20 e AGO/20 já anteriormente disponibilizados).
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