Páginas

Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

OPERAÇÃO DESCOBRE COCAÍNA EM CONTÊINERES CARREGADOS COM CASCAS DE AMENDOIM



No total, 449 quilos da droga foram aprendidos, com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica

Uma operação conjunta entre Receita Federal e Polícia Federal descobriu um carregamento de cocaína em meio a uma carga de cascas de amendoim, que sairia da Portonave, em Navegantes, com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica. Pelo menos 10 contêineres foram separados para verificação. No total, 449 quilos da droga foram aprendidos.
O delegado Alex Biegas, chefe da Delegacia da Polícia Federal em Itajaí, diz que a carga foi identificada por meio de cruzamento de dados entre os dois órgãos federais. Os contêineres passaram por cães farejadores e scanner antes de serem abertos para verificação física.
A polícia não divulgou de onde veio a carga, nem se faz parte de alguma investigação anterior.
- Vamos agora identificar quem é o proprietário, como foi feito o transporte e quem seria o destinário, diz o delegado.
Os envolvidos poderão responder por tráfico internacional e associação para o tráfico de drogas.
Esta é a primeira apreensão de drogas feita este ano no Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que integra os portos de Itajaí e Navegantes. Em setembro, a Polícia Federal apreendeu cerca de uma tonelada que estava escondida em uma casa no Bairro São João, em Itajaí, e que seria enviada ao exterior por via portuária.
Em outubro do ano passado, uma operação da Polícia Federal desarticulou um grupo que enviava cocaína ao exterior por meio dos portos catarinenses. Em um ano e meio, as investigações resultaram na intercepção de mais de 1 toneladas de cocaína, em parceria com a Receita.
Apreensões nos portos em Santa Catarina:

2016
8 de novembro
900 quilos de cocaína foram encontrados em meio a uma carga de madeiras na Portonave, em Navegantes. O destino era a Bélgica.
17 de outubro
1096 quilos de cocaína encontrados em meio a um carregamento de abacaxis em calda, que seria enviado de Navegantes para a Espanha.
11 de outubro
40 quilos de cocaína importada da China são interceptados no Porto de Itapoá. A droga estava oculta num fundo falso do contêiner.
10 de outubro
300 quilos de cocaína são encontrados pela Receita Federal em Navegantes, em meio a bobinas de aço que seriam exportadas para o Porto de Livorno, na Itália.
6 de maio
811 quilos de cocaína são localizados escondidos em blocos de granito, que seriam levados de Navegantes para a Espanha.
2017
24 de janeiro
645 quilos de cocaína são encontrados em bolsas, embarcadas em um contêiner carregado com madeira no Porto de Itapoá.
30 de janeiro
Receita Federal localiza 20 bolsas contendo 370 quilos de cocaína na Portonave, em Navegantes. A droga estava embalada em 336 peças e estava a caminho do Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          

                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.