Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

CONPORTOS PROMOVE SIMPÓSIO DE DIREITO E SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS

O evento presencial será realizado no dia 03/12, no edifício sede da Polícia Federal, em Brasília. As inscrições são limitadas e gratuitas ...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 3 de julho de 2015

5

GUARDA PORTUÁRIA VOLTA A OPERAR O CCOS DO PORTO DE BELÉM


Cileno Borges foi um dos maiores lutadores pela reconquista do posto de trabalho da Guarda Portuária

A exigência é do MPT, que firmou TAC em 2006 com a CDP, porém esta nunca cumpriu o referido termo.
Depois de mais de nove anos descumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, firmado com o MPT em 11 de maio de 2006, a Companhia Docas do Pará - CDP, foi obrigada, sob pena de multa especificada neste mesmo Termo, a se abster de mão de obra contratada nas áreas internas dos portos organizados por ela administrados, principalmente quanto ao controle de acesso e vigilância das áreas internas desses portos.
Assim, desde o dia 01 de julho de 2015 a Guarda Portuária voltou a ser escalada no CFTV do Porto de Belém, porém, tal medida, deverá também se estender brevemente aos demais CFTVs e postos internos dos demais portos onde o TAC ainda está sendo descumprido.
Muitos outros postos onde atuavam os terceirizados, tanto das áreas internas quanto retro áreas, foram e estão sendo suprimidos, onde dezenas desses contratados estão sendo dispensados da CDP, e cuja economia, por contratado, representa cerca de R$ 4.000,00 aos cofres da Companhia.
Segundo apurado junto a representantes da Companhia, a Diretoria da CDP irá fazer uma proposta ao Ministério Público Federal, em reunião no próximo dia 06 de julho, para o chamamento do restante dos guardas portuários do cadastro de reserva, referente ao concurso público do ano de 2012, já que até agora só foram contratados 28 guardas portuários, restando ainda 22. A maioria está sendo lotada no Porto de Vila do Conde (PVC), já em Santarém, não terá mais vigilância terceirizada na área primaria do porto com a recente lotação de 07 guardas nesta unidade. Segundo a diretoria, no PVC a substituição será realizada gradualmente conforme proposta a ser apresentada ao MPF.
Vale ressaltar que o efetivo da Guarda Portuária (cerca de 12 homens por turno de serviço) para os três portos da região metropolitana - Belém, Miramar e Outeiro - está bem aquém do necessário, onde essa escala diária representa cerca de 25% do que vinha sendo escalado e considerando que os postos de serviço permanecem os mesmos, porém, agora a maioria descobertos, em função da supressão dos terceirizados.
Em reunião no dia 25 de junho passado entre os guardas concursados de 2012 com a procuradora do MPF, Dra. Sílvia, um outro concurso público já foi cogitado por este ministério, pois questionou-se que estão retirando os terceirizados, mas, não estão colocando efetivos, agora com os postos permanecendo descobertos, ficando também sem ser entendido como a CDP mantinha contrato por décadas, pagando-se elevadas somas em dinheiro por postos que agora ficam sem ninguém.


Texto: Cileno Borges - Guarda Portuário

*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.



5 comentários:

  1. PABABÉNS GUERREIROS.

    GP ALEXANDRE = ES

    ResponderExcluir
  2. AGORA ANALIZANDO A SITUAÇÃO DO PARA ESPECIFICAMENTE VEJAM QUE O CFTV ERA OPERADO
    POR TERCEIRIZADOS NÃO PRECISA FALAR MAIS NADA .
    A SITUAÇÃO DE VITORIA É DE DAR PENA E POR AI VAI POR ESSE BRASIL VARONIL , QUE SÓ QUEM
    DORME É A PÁTRIA, NÃO OS ESPERTOS QUE SÃO ABUTRES QUE SE APROVEITAM DESSE SONO .

    GP ALEXANDRE = ES

    ResponderExcluir
  3. E O MAIS TRISTE DE TUDO E QUE OS GESTORES DA GP, EM NÍVEL DE GERENCIA E SUPERVISÃO, SÃO TODOS GUARDAS PORTUARIOS DO QUADRO EFETIVO DA CIA. OU SEJA, SÃO OS PRIMEIROS A ESCULHAMBAR TUDO E MANTER TUDO COM ESTÁ.

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir
  4. INFELIZMENTE A CDP AINDA TEIMA EM MANTER VIGILANTES NOS OUTROS CCOS, TERMINAIS DE MIRAMAR E OUTEIRO; E O QUE É PIOR, TEM ESCALADO UM EFETIVO BEM ABAIXO DO NECESSÁRIO PARA GUARNECER OS TRÊS PORTOS DA RMB - BELÉM, MIRAMAR E OUTEIRO - E TEM ATÉ FECHADO O PORTÃO 10 DO PORTO DE BELÉM E ESCALADO SÓ ATÉ 02 GUARDAS NO PORTÃO 17 DESSE MESMO PORTO, QUANDO O EFETIVO NECESSÁRIO É DE 06 GUARDAS.

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir
  5. Força p esses valentes e honrados trabalhadores.....Parabéns. Maria Cristina do Socorro. ...Belém

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.