|
Cileno Borges foi um dos maiores lutadores pela reconquista do posto de trabalho da Guarda Portuária |
A
exigência é do MPT, que firmou TAC em 2006 com a CDP, porém esta nunca cumpriu
o referido termo.
Depois
de mais de nove anos descumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta - TAC,
firmado com o MPT em 11 de maio de 2006, a Companhia Docas do Pará - CDP, foi
obrigada, sob pena de multa especificada neste mesmo Termo, a se abster de mão
de obra contratada nas áreas internas dos portos organizados por ela
administrados, principalmente quanto ao controle de acesso e vigilância das
áreas internas desses portos.
Assim,
desde o dia 01 de julho de 2015 a Guarda Portuária voltou a ser escalada no
CFTV do Porto de Belém, porém, tal medida, deverá também se estender brevemente
aos demais CFTVs e postos internos dos demais portos onde o TAC ainda está
sendo descumprido.
Muitos
outros postos onde atuavam os terceirizados, tanto das áreas internas quanto
retro áreas, foram e estão sendo suprimidos, onde dezenas desses contratados
estão sendo dispensados da CDP, e cuja economia, por contratado, representa
cerca de R$ 4.000,00 aos cofres da Companhia.
Segundo
apurado junto a representantes da Companhia, a Diretoria da CDP irá fazer uma
proposta ao Ministério Público Federal, em reunião no próximo dia 06 de julho,
para o chamamento do restante dos guardas portuários do cadastro de reserva,
referente ao concurso público do ano de 2012, já que até agora só foram
contratados 28 guardas portuários, restando ainda 22. A maioria está sendo
lotada no Porto de Vila do Conde (PVC), já em Santarém, não terá mais
vigilância terceirizada na área primaria do porto com a recente lotação de 07
guardas nesta unidade. Segundo a diretoria, no PVC a substituição será
realizada gradualmente conforme proposta a ser apresentada ao MPF.
Vale
ressaltar que o efetivo da Guarda Portuária (cerca de 12 homens por turno de
serviço) para os três portos da região metropolitana - Belém, Miramar e Outeiro
- está bem aquém do necessário, onde essa escala diária representa cerca de 25%
do que vinha sendo escalado e considerando que os postos de serviço permanecem
os mesmos, porém, agora a maioria descobertos, em função da supressão dos
terceirizados.
Em
reunião no dia 25 de junho passado entre os guardas concursados de 2012 com a
procuradora do MPF, Dra. Sílvia, um outro concurso público já foi cogitado por
este ministério, pois questionou-se que estão retirando os terceirizados, mas,
não estão colocando efetivos, agora com os postos permanecendo descobertos,
ficando também sem ser entendido como a CDP mantinha contrato por décadas,
pagando-se elevadas somas em dinheiro por postos que agora ficam sem ninguém.
Texto:
Cileno Borges - Guarda Portuário
*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham,
de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda
Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse
Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal
Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não
serão aceitos comentários anônimos.
* Direitos Autorais: Os
artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e
um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem
se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
PABABÉNS GUERREIROS.
ResponderExcluirGP ALEXANDRE = ES
AGORA ANALIZANDO A SITUAÇÃO DO PARA ESPECIFICAMENTE VEJAM QUE O CFTV ERA OPERADO
ResponderExcluirPOR TERCEIRIZADOS NÃO PRECISA FALAR MAIS NADA .
A SITUAÇÃO DE VITORIA É DE DAR PENA E POR AI VAI POR ESSE BRASIL VARONIL , QUE SÓ QUEM
DORME É A PÁTRIA, NÃO OS ESPERTOS QUE SÃO ABUTRES QUE SE APROVEITAM DESSE SONO .
GP ALEXANDRE = ES
E O MAIS TRISTE DE TUDO E QUE OS GESTORES DA GP, EM NÍVEL DE GERENCIA E SUPERVISÃO, SÃO TODOS GUARDAS PORTUARIOS DO QUADRO EFETIVO DA CIA. OU SEJA, SÃO OS PRIMEIROS A ESCULHAMBAR TUDO E MANTER TUDO COM ESTÁ.
ResponderExcluirCILENO BORGES
INFELIZMENTE A CDP AINDA TEIMA EM MANTER VIGILANTES NOS OUTROS CCOS, TERMINAIS DE MIRAMAR E OUTEIRO; E O QUE É PIOR, TEM ESCALADO UM EFETIVO BEM ABAIXO DO NECESSÁRIO PARA GUARNECER OS TRÊS PORTOS DA RMB - BELÉM, MIRAMAR E OUTEIRO - E TEM ATÉ FECHADO O PORTÃO 10 DO PORTO DE BELÉM E ESCALADO SÓ ATÉ 02 GUARDAS NO PORTÃO 17 DESSE MESMO PORTO, QUANDO O EFETIVO NECESSÁRIO É DE 06 GUARDAS.
ResponderExcluirCILENO BORGES
Força p esses valentes e honrados trabalhadores.....Parabéns. Maria Cristina do Socorro. ...Belém
ResponderExcluir