Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

CONPORTOS PROMOVE SIMPÓSIO DE DIREITO E SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS

O evento presencial será realizado no dia 03/12, no edifício sede da Polícia Federal, em Brasília. As inscrições são limitadas e gratuitas ...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 8 de julho de 2015

1

A INSEGURANÇA NOS PORTOS DO PARÁ


Pier do Terminal de Miramar fica constantemente desguarnecido

Diretores da Companhia Docas do Pará (CDP) receberam uma carta, denunciando a gravíssima situação de insegurança que ronda os portos da Região Metropolitana do estado – Porto de Belém, terminais de Miramar e Outeiro. Cileno Borges, autor do documento, informa que, nesses locais, o efetivo da Guarda Portuária por turno de 12 horas de serviço está muito reduzido (até dez por escala) em quase 25% do que até pouco tempo vinha sendo escalado. Segundo ele, tal número “não é proporcional nem ao mínimo necessário e ideal para a consecução e operacionalização dos planos de segurança que asseguraram a certificação (ISPS Code/Conportos) dessas instalações portuárias”.
Ele prossegue na descrição do problema: “Um dos píeres do terminal Miramar tem ficado desguarnecido frequentemente; a retaguarda do terminal de Outeiro se encontra praticamente desguarnecida e, no porto de Belém, o portão 10 fica, com frequência, fechado e o portão 17 com apenas dois guardas portuários para cobrir quatro postos de serviço e ainda fazer o serviço de conferência de cargas. Nesse portão deveriam vir seis guardas escalados, já que são seis tarefas distintas afetas à segurança a serem executadas ao mesmo tempo.”
Borges também oferece sugestões para a solução do problema: “Uma possível solução temporária seria a convocação de guardas para serviços extras até a realização de um novo concurso público, já que o Ministério Público Federal já está trabalhando nesse sentido.”
O cenário apresentado realmente é preocupante, por isso, Portogente pergunta: Como se vê, a questão, a Secretaria de Portos (SEP) e a agência reguladora do setor (Antaq)?


Fonte: Portogente 

*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.




Um comentário:

  1. ESTÃO SUCATEANDO A GUARDA PORTUÁRIA E SOMENTE O MPF E O TJE ESTÃO FAZENDO ALGO AGORA, MANDANDO NOMEAR OS CONCURSADOS.
    É ESTRANHO A OMISSÃO DA CIA E SEU CONSAD, SINDICATOS, FEDERAÇÃO NACIONAL, COMISSÃO NACIONAL DE SEG. PUBLICA, SEP (TODAS JÁ CIENTES DA SITUAÇÃO)
    VAMOS VER SE A ANTAQ FAZ ALGO PELA GP.

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.