O Porto do Recife conta com um novo sistema
inteligente para reforço da segurança portuária. A partir de agora, os veículos
que entrarem e saírem da área primária serão verificados sem interferência
humana. Os equipamentos e o software OCR (Optical Character Recognition ou
reconhecimento óptico de caracteres, na tradução livre) fazem parte do sistema
de segurança portuária, que é exigido pela Receita Federal do Brasil e cumpre o
Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias
(ISPS-CODE). O novo sistema teve investimento de R$ 2,5 milhões.
“A nova tecnologia nos coloca entre os portos mais
seguros do Brasil”, destaca o presidente do ancoradouro, Rogério Leão. Do ponto
de vista de instalações físicas, o sistema OCR necessitou da instalação de
pórticos apropriados na entrada e saída para a área primária. Na parte de baixo
dos pórticos, sob o solo, foram instalados sensores especiais. Dessa forma, a passagem
do veículo é notada pelo sensor, no subsolo, que ativa o monitoramento,
registra a imagem da placa e faz o reconhecimento, inteligente, da licença do
veículo.
O monitoramento do portão principal usará também o
OCR. Trata-se de um software que funciona a partir do momento em que 16 câmeras
fotográficas capturam a imagem da placa do veículo, o condutor, o número de
contêineres transportados e envia essas informações, em tempo real, para a
Receita Federal, Unidade de Segurança Portuária e Polícia Federal.
As medidas são essenciais para garantir a segurança
da área alfandegada, local onde a Receita Federal faz os procedimentos legais
para a nacionalização das cargas que chegam do exterior. O Porto do Recife tem
como projeto de médio prazo contar com 90,1 mil metros quadrados alfandegados,
em área pública. Esse espaço contabiliza armazéns e pátios.
Fonte: Diário de Pernambuco
SÓ FALTA AGORA UM ROBÔ QUE VERIFIQUE O PORTA MALAS, O CONTEÚDO DO CONTEINER, A CAÇAMBA, O BAÚ..... Só a GPORT É SISTEMA INTELIGENTE DE SEGURANÇA NOS PORTOS.
ResponderExcluirBem lembrado Moitas,o guarda portuário é insubstituível,no entanto, ele tem que valorizar o seu trabalho.
ExcluirCARLOS,
ResponderExcluirNÃO FICOU CLARO QUEM OPERACIONALIZARÁ OS EQUIPAMENTOS E O OCR EM RECIFE.
SABEMOS QUE O CONTROLE DE ACESSO CABE À RF, ATRAVÉS DAS GUAPORES.
FAÇO VOTOS QUE ESSA TECNOLOGIA NÃO CHEGA AINDA PARA CÁ, CDP/PARÁ.
AQUI A GP AINDA É HUMILHADA, DESVALORIZADA, DESPRESTIGIADA, REBAIXADA, VILIPENDIADA, DESESTRUTURADA, RIDICULARIZADA, OPRIMIDA, SACANEADA.
SÓ PRA OS SENHORES TEREM UMA IDIA DO QUE DIGO SÃO OS NÃO EFETIVOS, EM TODOS OS PORTOS, QUE OPERAM OS CFTVS E OS SCANNERS.
TRISTE E VERGONHOSA REALIDADE DA GUAPOR DO PARÁ.
PASSAM E REPASSAM COMANDANTES PELA GUAPOR DAQUI, A MAIORIA SEMPRE DO QUADRO DA CORPORAÇÃO, E NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, MUDA ESSA REALIDADADE, PELO CONTRARIO, SÓ FAZEM É PIORAR.
CILENO BORGES