Na foto, o Pier II é onde está atracado o Navio
No dia 27 de julho, durante
a manobra de atracação do N/T Rômulo Almeida no Píer II do Terminal
Petroquímico de Miramar, administrado pela Companhia Docas do Pará – CDP, foram
ouvidos fortes estalos na estrutura de ferro que sustenta as defensas
localizadas neste píer (defensas sentido Belém, popa do navio), fato que chamou
atenção imediata dos empregados da CDP, Edimar Ferreira de Araújo e Luís Palheta
da Silva que atuam em conjunto com outras três turmas, nas atracações das
embarcações e fiscalizações de todos os serviços afetos a operação de
abastecimento e desabastecimento de combustíveis neste terminal, e que estavam
posicionados neste lado da atracação (popa do navio).
Os trabalhadores acionaram o
guarda portuário que se encontrava de serviço no referido píer, que de imediato
se dirigiu para o local exato onde aconteciam os estalos, à medida que o navio
era comprimido contra a estrutura do píer.
Movimentação
dos trabalhadores portuários no Píer II do Terminal Petroquímico de Miramar
Com base no observado, foi
acionado o SSPMIR – Supervisor de Segurança do Terminal – SSPMIR, Francisco A.
G. Lima, que por sua vez repassou de imediato a situação para o administrador
do terminal – ATEMIR, Pedro Paulo, para conhecimento e os devidos
encaminhamentos. Todo o relato foi registrado no livro de ocorrências do posto
Píer II.
A partir daí, foi acionada
uma verdadeira força tarefa envolvendo os setores de engenharia do Terminal
(Eng. Jocelina Ferreira) e a respectiva Gerência e Diretoria (gestão portuária)
afeta ao problema, que constatou um comprometimento acentuado da estrutura do
píer, que poderiam trazer sérios danos à navegação de cabotagem, cujos navios
abastecem todo o Pará, o que comprometeria seriamente esse abastecimento,
Ressalte-se que o problema
foi tão grave, que a CDP já calculou que despenderá inicialmente, cerca de meio
R$ 800.000,00 reais para corrigir rapidamente esse problema.
Muito embora já houvesse
registros anteriores sobre as condições dessa estrutura, nunca foi dada a
devida atenção pelo administrador anterior.
Terminal
de Miramar
Está localizado na margem
direita da baía de Guajará a uma distância de 5 Km do Porto de Belém. O
Terminal possui dois píeres: o n° 1, que foi inaugurado em 1947 e o n° 2 em
1980.
O acesso hidroviário é
através do Canal Oriental, o mesmo que permite a entrada de navios ao Porto de
Belém. O terrestre é pela rodovia Arthur Bernardes, interligando-se à malha
rodoviária brasileira através da Rodovia BR 316. O calado do Porto é de 7,92m.
A acostagem de embarcações
no Pier n° 1 é na plataforma de dimensões de 80m X 20m, ligada ao continente
por uma passarela de 142 metros de comprimento, sendo a estrutura em concreto
armado, em perfis metálicos e possui 2 dolfins. A plataforma de acostagem do
Pier n° 2 mede 40m X 15m, possuindo 4 dolfins, sendo dois para os cabos
espringues e dois para os lançantes. A plataforma tem uma passarela com
extensão de 180 metros e a estrutura do Píer é em concreto armado.
O Terminal foi projetado
para movimentar inflamáveis líquidos e gasosos e sempre a descarga predominou
em relação ao embarque desses produtos, pois grande parte é consumido na cidade
de Belém e por rodovia, através de caminhões tanque, é abastecida parte do
interior do Estado do Pará.
Cargas predominante:
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Óleo diesel
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G.L.P.
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Querosene para avião
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Gasolina comun
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Mistura MF-380
VALE RESSALTAR QUE ESSA ESTRUTURA JÁ ESTAVA COMPROMETIDA POR MUITO TEMPO.
ResponderExcluirTANTO ISSO É VERDADE QUE LOGO QUE LEVADO O PROBLEMA PARA O SSP E ATEMIR ATUAIS ESTES, DE IMEDIATO, REPASSARAM A SITUAÇÃO PARA A ENGENHARIA E ESTA PARA A DIRETORIA DA CDP.
ESSA É A RESPOSTA QUE OS EMPREGADOS DE DOCAS DÃO A TODOS QUE QUEREM TERCEIRIZAR SERVIÇOS ESSENCIAIS,OS QUAIS NÃO PODEM SER TERCEIRIZADOS, DENTRE ELES A SEGURANÇA PORTUÁRIA E OUTROS SETORES DE DOCAS.
O FATO LAMENTÁVEL FOI O ADMINISTRADOR ANTERIOR, QUE PASSOU ANOS NO CARGO, NÃO TER FEITO O QUE O ATUAL, EM POUCOS MESES NO CARGO, FEZ.
POR QUE SERÁ QUE NÃO FEZ?
CILENO BORGES