SANTOS,
RIO DE JANEIRO, VITÓRIA, SUAPE, PARANAGUÁ, RIO GRANDE, ITAJAÍ E FORTALEZA TERÃO
FUNCIONAMENTO 24H
A
operação será iniciada nesta sexta-feira às 18h. O Ministro dos Portos,
Leônidas Cristino, anunciou na manhã de hoje (19/04) o lançamento do Programa
Porto 24h, uma ferramenta que fará parte do Sistema de Inteligência Logística,
desenvolvido pela Secretaria de Portos (SEP), para desburocratizar o sistema
portuário. O Porto 24h, irá integrar as ações do Porto Sem Papel, Carga
inteligente e VTMS. A implementação destes sistemas fazem parte da cartela e
investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da ordem de R$ 800
milhões.
A
SEP iniciou, em 2010, o desenvolvimento e implantação de um conjunto de
projetos denominados de Inteligência Logística Portuária, que envolvem ações
para redução de burocracia com intensa utilização de tecnologia de informação
nos processos de liberação de veículos e cargas nos portos, o que permitirá a
sincronização do fluxo de cargas, para evitar filas e congestionamento no
porto.
O
conceito de Porto 24 horas é uma evolução da aplicação de todos esses projetos,
ou seja, as equipes de fiscalização dos diversos anuentes estarão de forma
integrada eletronicamente, em plantão durante 7 dias na semana e 24 horas por
dia para liberação de cargas, embarcações e veículos nos portos. O objetivo do
Porto 24 horas é melhorar o desempenho das operações de movimentação de carga,
tanto nas importações, quanto nas exportações, e das operações nos locais de
estocagem na retroárea dos portos, com a redução do tempo e consequente redução
dos custos dos serviços, o que acarretará em ganhos efetivos da capacidade
operacional em curto prazo. Hoje, estes anunentes obedecem a um horário
comercial, salvo as emergências.
Com
a implementação do Porto 24h está previsto a redução de custo em média de 25%.
Todos os diagnósticos já levantados pela SEP, inclusive em parceria com atores
mundiais (Cingapura, Valência, Rotterdam, EUA, Alemanha, Bélgica etc.)
demonstram que os principais custos envolvidos em operações logística
ineficientes, estão associados a atrasos de liberação por falta de capacidade
logística, que geram filas e imobilizando ativos como navios, trens, caminhões
e mesmo infraestruturas que ficam ociosas aguardando procedimentos burocráticos.
Os ganhos no aumento da agilidade e eficiência portuária se refletem na maior
competitividade do país, seja nas exportações e importações, seja na
transferência interna de mercadorias, com reflexos no preço final dos produtos
aos consumidores.
O
prazo para a implementação total desse modelo para os portos já definidos, as
operações 24 horas estão assim planejadas:
• SANTOS,
RIO DE JANEIRO E VITÓRIA, a partir do dia 19 de abril de 2013 entrarão em
caráter experimental. A partir do dia 22 de abril estes portos deverão
funcionar 24 horas permanentemente. Estes foram escolhidos por meio das
Comissões locais, definidas pelo Decreto nº 7801/2012, apontaram o Porto de
Santos, Rio de Janeiro e Vitória, seguindo a mesma ordem adotada para a
implementação definida nos cronogramas dos projetos Porto Sem Papel, VTMS e
Carga Inteligente.
• SUAPE,
PARANAGUÁ, RIO GRANDE, ITAJAÍ E FORTALEZA, a partir do dia 03 de maio de 2013
entrarão em fase de experiência. E estarão funcionando em 24 horas a partir do
dia 06 de maio. Estes foram definidos dentro das discussões da CONAPORTOS,
levando em consideração a representatividade no volume de carga e veículos, bem
como do amadurecimento das integrações tecnológicas já implementadas.
Os
custos de adequação das atividades de fiscalização dos órgãos anuentes ao porto
24h, correrão por conta de cada um desses órgãos fiscalizadores.
Os
órgãos/entidades que serão envolvidos no Porto 24 horas são: Secretaria de
Portos (SEP), Ministério do Planejamento, Casa Civil, Marinha do Brasil, Polícia
Federal, Vigilância Agrícola do Ministério da Agricultura, ANVISA, Receita
Federal e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A Coordenação da
implantação do Porto 24 horas se dará por meio da CONAPORTOS, que é Coordenada
pela Secretaria de Portos – SEP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.