Codesp cria resolução para eliminar
congestionamentos no Porto.
Medidas devem ser rígidas com terminais que
atuam no Porto de Santos.
Resolução visa acabar com os
congestionamentos de caminhões.
A
Codesp, empresa que administra o Porto de Santos, divulgou nesta terça-feira
(23) que vai lançar ainda esta semana uma nova resolução para o controle de
caminhões que acessam os terminais que atuam no Porto. O Conselho de Autoridade
Portuária (CAP) fez uma reunião para tentar solucionar o problema dos
congestionamentos na Rodovia Anchieta e Cônego Domênico Rangoni.
A
previsão é de que as obras essenciais para melhorar os acessos ao Porto fiquem
prontas daqui a quatro ou cinco anos. Até lá, o que pode ser feito para tentar
diminuir os congestionamentos é planejar a vinda dos caminhões para o Porto.
Para isso, todos devem ir para os pátios e só sair de lá na hora certa para
descarregar. Durante a reunião de emergência, a Codesp prometeu endurecer com
os terminais que não cumprirem essa nova determinação, que podem até ser
multados.
PARA A ECOVIAS O PROBLEMA É O BOLSÃO DE ESTACIONAMENTO DE CAMINHÕES QUE É REALIZADO NA RETA DA ALAMOA
Representantes
da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI),
também participaram da reunião, e alegaram que um dos problemas para o
congestionamento estava em um ponto da Avenida Augusto Barata. O local, que é
conhecido como Retão da Alemoa estava com um acesso fechado, atrapalhando o
fluxo dos caminhões. O problema já foi resolvido.
Segundo o Sindicato dos Operadores Portuários,
apenas 30 dos 72 terminais do porto estão interligados no Sistema de Gestão de
Tráfego de Caminhões (SGTC) da Codesp. Isso significa que mais da metade dos
terminais ainda não faz o agendamento dos caminhões e eles vem para o porto na
hora em que querem, sem nenhum planejamento.
De
acordo com informações da Cosdep, durante a reunião foram apresentadas oito
resoluções, como a obrigatoriedade de todos os caminhões passarem pelos pátios
reguladores; os pátios reguladores devem ser rotativos; as vagas devem estar de
acordo com a capacidade dos terminais portuários; todos os terminais devem se
cadastrar no SGTC da Codesp; obrigatoriedade por parte dos terminais de
controlarem o fluxo de caminhões em seus pátios; os terminais devem estar
completamente integrados ao SGTC da Codesp em até 90 dias; os novos terminais,
ainda a serem implantados, também se utilizarão dos pátios reguladores; os
terminais que não se adaptarem à nova regulamentação poderão ser multados.
Histórico
Em
março, o problema foi na margem esquerda do porto. Caminhões que seguiam para
descarregar nos terminais que ficam em Guarujá travaram a Rodovia Cônego
Domênico Rangoni. Em abril, o embarque de grãos, principalmente soja, mudou de
lado. Os caminhões passaram a vir em maior número para a margem direita, do
lado de Santos. Nesse momento, foi a vez da Via Anchieta travar por conta do
acesso ao porto. Para tentar pelo menos diminuir o problema, a Codesp, que
administra o cais santista, prometeu divulgar as novas medidas ainda esta
semana.
Fonte: G1 - Edição Segurança Portuária em Foco
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