Nessa análise foi elaborado um panorama geral dos principais
portos públicos brasileiros, envolvendo diversos aspectos econômicos,
infra-estruturais e mesmo genericamente, comerciais dos portos.
Foram elencados 22 portos responsáveis por aproximadamente
51% de toda a movimentação portuária brasileira entre 2008 e 2010; 81 % de toda
a movimentação nacional de carga geral brasileira e ainda 99,4% em média de
toda movimentação nacional de containers (TEU's).
O Porto de Santos, o maior da América Latina, é considerado
também o melhor porto brasileiro. Ele, sozinho, responde por quase 30% de todo
o comércio exterior do Brasil.
Santos foi também o porto que se deu melhor nos critérios
(diversos levantamentos nas áreas de economia de inserção, acesso e ativos
portuários, interconectividade marítima e disponibilidade de crescimento)
estabelecidos na análise feita por Marcos Vendramini, professor de gestão
portuária da Universidade Católica de Santos e diretor do grupo americano
Aecom, especializado em serviços de engenharia e consultoria técnica.
1. Porto de Santos (SP) - nota 7,61
Extensão
total dos berços: 11.563m (maior do ranking)
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 28,4% (maior do ranking)
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 3,76
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 7,61 (maior do ranking)
O Porto de Santos, além de possuir a melhor inserção econômica
e hinterlândia, é o porto que possui a maior interconectividade marítima e
acessos, além de ativos portuários.
2. Porto de Itaguaí (RJ) - nota 5,68
Extensão
total dos berços: 2.200m
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 1,7% (menor do ranking)
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 10 (maior do ranking)
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 5,68
O Porto de Itaguaí possui um grade potencial de expansão aliado
à sua razoável inserção econômica e infra-estrutura de acessos e ativos
portuários.
3. Porto de Paranaguá
(PR) - nota 4,18
Extensão total dos berços: 3.033m
Quanto movimentou da carga total do Brasil em 2010: 4,9%
Potencial de crescimento (nota de 0 a 10): 1,16
Resultado geral (nota de 0 a 10): 4,18
O Porto de Paranaguá se destaca pela sua economia de inserção e hinterlândia , bem como pelos acessos e ativos portuários superiores a média.
4. Porto de Itajaí (SC) - nota 3,89
Extensão
total dos berços: 1.106m
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 6,5%
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 0,21
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 3,89
* O terminal PORTONAVE foi considerado parte integrante do Porto
O Porto de Itajaí destaca-se pela sua economia de inserção e hinterlândia.
5. Porto de Vitória (ES) - nota 3,73
Extensão
total dos berços: 3.210m
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 4,1%
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 0,03 (menor do ranking)
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 3,73
O Porto de Vitória apresenta boas condições de acesso ferroviário e hinterlândia.
6. Porto do Rio de Janeiro (RJ) -
nota 3,64
Extensão
total dos berços: 6.700m
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 4,8%
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 0,23
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 3,64
O Porto do Rio apresenta a vantagem de possuir boa economia de inserção e hinterlândia aliada à uma mediana interconectividade marítima.
7. Porto do Rio Grande (RS) - nota
3,47
Extensão
total dos berços: 5.842m
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 6,3%
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 1,52
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 3,47
O Porto do Rio Grande possui um bom potencial para a expansão, aliado à interconectividade marítima.
8. Porto de Suape (PE) - nota 3,32
Extensão
total dos berços: 2.570m
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 3,5%
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 2,32
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 3,32
O Porto de Suape, por ser um porto planejado, possui muito potencial para a expansão.
9. Porto de São Francisco do Sul (SC)
- nota 3
Extensão
total dos berços: 1.120
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 3,5%
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 0,18
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 3
* O Terminal de Itapoã foi considerado parte integrante do Porto.
O Porto de São Francisco possui como vantagem apenas a sua economia de inserção e hinterlândia.
10. Porto do Pecém (CE) - nota 2,64
Extensão
total dos berços: 1.600m
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 2,4%
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 1,98
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 2,64
O Porto de Pecém apresenta como vantagem apenas o excelente potencial de expansão.
11. Porto de Salvador (BA) - nota
2,49
Extensão
total dos berços: 2.092m
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 3,5%
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 0,08
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 2,49
O Porto de Salvador possui razoável condição de inserção econômica, hinterlândia e interconectividade marítima, mas em contra-partida, acessos e ativos limitados e baixo potencial de expansão.
12. Porto de Manaus (AM) - nota 2,2
Extensão
total dos berços: 1.066m (menor do ranking)
Quanto
movimentou da carga total do Brasil em 2010: 3,5%
Potencial de
crescimento (nota de 0 a 10): 0,21
Resultado
geral (nota de 0 a 10): 2,2 (menor do ranking)
* Chibatão e Superterminais foram considerados partes integrantes
do Porto.
O Porto de Manaus, assim como o de Salvador, também possui razoável condição de inserção econômica, hinterlândia e interconectividade marítima, mas em contra-partida, acessos e ativos limitados e baixo potencial de expansão.
* Análise de Marcos Vendramini
Fonte: Revista Exame
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