SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / POLÍCIA FEDERAL
A
Operação Porto Seguro desencadeada pela Policia Federal que culminou com a
detenção de 6 pessoas e indiciamento de outras 12 até o momento, parece ser
apenas a ponta de um grande iceberg. Desde a última sexta feira o assunto vem
estampando as manchetes dos principais jornais e demais meios de comunicação,
nacional e internacional, noticiando os desdobramentos de mais um caso de
corrupção, tráfico de influência e fraudes envolvendo vários nomes ligados aos
órgãos reguladores e empresas estatais, entre elas a Codesp.
Se
para muitos as denúncias causaram espanto e indignação, para outros elas não
são nenhuma novidade, sobretudo para os que conhecem bem os meandros e os
bastidores da Autoridade Portuária que administra o porto de Santos. Há tempos
o Sindaport vem denunciando os desmandos administrativos praticados pelas
gestões, quase sempre políticas, que se sucederam na direção da empresa. Não
por acaso, homens que de alguma forma ditaram os rumos da Codesp e que hoje
estão envolvidos no novo escândalo.
Utilizada
como moeda de troca por muitos partidos ao longo dos anos, a Codesp se
transformou em uma verdadeira mina de ouro e paraíso de oportunidades, além de
ser considerada atualmente uma dos maiores “cabidaços” de emprego no seguimento
portuário. Direta ou indiretamente, pela Avenida Rodrigues Alves s/nº já
passaram muitos Valdemares, Vieiras, Dirceus e tantos outros, sempre escoltados
por seus inseparáveis e indefectíveis gafanhotos. Seja da espécie coqueiro, do
campo, do milho, gigante, migratório, peregrino, soldado ou verde, os
gafanhotos seguem sem largar o osso, ou melhor, as folhas, e continuam
"mordendo".
Enquanto
empresas do setor investem cada vez mais na formação e qualificação
profissional de seus quadros, recrutando e disputando os melhores profissionais
disponíveis no mercado de trabalho, a Codesp navega na contramão e continua sua
triste rotina de empregar indicados e afilhados políticos, que, invariavelmente
bem remunerados, encontram na companhia docas paulista um legítimo porto
seguro. Em sua maioria, seguem ocupando cargos estratégicos sob o ponto de
vista politico e econômico, como se verificou na nova investida da Polícia
Federal.
Ainda
que tardiamente, a caixa preta que existe na Codesp desde que o Governo Federal
passou a administrá-la começa a ser finalmente aberta. O suposto envolvimento
do Tecondi - Terminal de Contêineres da Margem Direita e da Codesp em transação
de favorecimento ilícito não deixa a menor dúvida de que há muito a ser
desvendado em se tratando de privatizações, contratos de arrendamentos e suas
prorrogações, adensamentos de áreas, licitações, contratações de empresas e
serviços, emissão de pareceres e etc. A Operação Porto Seguro balança os
alicerces da Codesp.
Fonte:
Fonte: DCG / AssCom Sindaport DCG / AssCom Sindaport
Concordo com as palavras do Dr. Carlos. Há ainda muito mais por vir. Ao mesmo tempo, saiba que o governo possui formas excusas de monitorar tudo aquilo que é publicado, porém ressalto que por mais que seja dura, a verdade tem que ser dita em algum meio de comunicação.
ResponderExcluirPorque não se fala agora,do "CUSTO BRASIL" gerado nos Portos brasileiros pelos trabalhadores portuários???
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