Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA INTEGROU O COMITÊ DE SEGURANÇA DA REUNIÃO DA CÚPULA DE LÍDERES DO G20

O efetivo e a estrutura operacional da GPort foi colocada à disposição da segurança do evento. Nível de segurança do porto  foi alterado par...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

0

UMA CRÍTICA AO SISTEMA DE SEGURANÇA PORTUÁRIO NO BRASIL EM RELAÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS INTERNACIONAL


O sistema de segurança portuário brasileiro precisa ser reestruturado para combater eficazmente o tráfico de drogas

O Brasil, como um dos principais destinos e rotas de tráfico de drogas internacionais, enfrenta desafios significativos em sua segurança portuária. O sistema atual, embora tenha feito progressos, ainda apresenta vulnerabilidades que permitem a passagem de drogas ilícitas. Aqui faço as minhas críticas ao bla blá-blá-blá dos painéis bonitos que os eventos da categoria proporciona e proponho melhorias.

Falhas no Sistema de Segurança Portuário

1. Falta de Infraestrutura e Tecnologia: Muitos portos brasileiros carecem de equipamentos modernos de inspeção e vigilância, tornando difícil detectar drogas escondidas em contêineres e veículos. (Mudanças ou atualizações significativas na legislação, com padrão mínimo de segurança para que as empresas portuárias possam atuar).

2. Corrupção e Conluios: A corrupção entre funcionários portuários e criminosos compromete a segurança. (Colocar em prática critérios mais rigorosos nos processos seletivos e serviços terceirizados).

3. Falta de Treinamento: Funcionários e equipe de segurança precisam de treinamento contínuo para identificar métodos de ocultação de drogas. (aumentar significamente o número de simulados durante o ano. Precisa ser regra padrão).

4. Comunicação Ineficaz e pouco efetiva: Falta de coordenação entre agências governamentais e órgãos de segurança, como também um grande déficit no efetivo RFB e PF. (Governo Federal e Autoridade Portuária precisam tomar vergonha na cara).

Consequências

1. Aumento do Tráfico de Drogas: A ineficácia da segurança portuária facilita a entrada de drogas no país.

2. Impacto Social: O tráfico de drogas alimenta violência, crime organizado e problemas de saúde pública.

3. Prejuízo Econômico: Perdas financeiras para o governo e setor privado devido à evasão fiscal e corrupção.

Propostas de Melhoria

1. Modernização da Infraestrutura: Investir em tecnologia de ponta para detecção de drogas e outros Ilícitos.

2. Treinamento e Capacitação: Programas de treinamento contínuo para funcionários portuários e segurança privada.

3. Programa anticorrupção: Implementar medidas anticorrupção eficazes.

4. Coordenação Intergovernamental: Melhorar comunicação entre agências, não ficar somente no discurso dos painéis que acontecem nos encontros promovidos por alguma entidade ou empresa.

5. Parcerias Público-Privadas: Colaboração entre governo e setor privado para financiar melhorias.

Conclusão

O sistema de segurança portuário brasileiro precisa ser reestruturado para combater eficazmente o tráfico de drogas. Investimentos em tecnologia, treinamento e integridade, além de uma coordenação eficaz entre órgãos governamentais. Importante deixar de lado o discurso bonito e colocar em prática as melhorias, ou seja, falar menos e fazer mais para proteger a sociedade brasileira.

Autor/Fonte: Eder Menezes - Linkedin


* Esclarecemos que a apublicação é de inteira responsabilidade do autor e e do veículo que a divulgou. A nossa missão ao republicar é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

Respeitamos  quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros, informando o autor e a fonte, disponibilizando o link da origem da publicação .  Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.