Páginas

Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

GUARDA PORTUÁRIA INTEGROU O COMITÊ DE SEGURANÇA DA REUNIÃO DA CÚPULA DE LÍDERES DO G20


O efetivo e a estrutura operacional da GPort foi colocada à disposição da segurança do evento. Nível de segurança do porto foi alterado para o Nível 2

A Guarda Portuária (GPort) integrou o Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR), instalado especialmente para a segurança da reunião da Cúpula de Lideres do G20, que reuniu os chefes de Estado das principais economias do mundo, no Rio de Janeiro.


CESIR

O Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR) desempenhou papel essencial na coordenação entre os diferentes níveis de governo e entidades envolvidas.

A instalação e operação do CESIR garantiram agilidade na tomada de decisões e eficácia nas ações integradas, graças à matriz de responsabilidades que envolveu mais de 100 itens e ao apoio estratégico da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério das Relações Exteriores.

Governo federal decretou GLO para Cúpula de Líderes do G20

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o Decreto nº 12.243 autorizando o emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem (GLO), no período de 14 a 21 de novembro, possibilitando o uso das Forças Armadas atuarem, em articulação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e em coordenação com os órgãos de segurança pública, para garantir a segurança pública durante a Cúpula de Líderes do G20, tendo o General Mandim – Comandante Militar do Leste (CML) – como o Coordenador da GLO.

GLO

É um instrumento que visa a preservação da ordem pública. Por meio dele, é concedido poder de polícia aos militares.

Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)

O Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR) utilizou a estrutura foi montada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Polícia Militar do Rio de Janeiro, para acompanhar em tempo real a movimentação de autoridades e participantes dos eventos.

O CICC, estrutura dedicada à coordenação de grandes operações de segurança, desempenhou um papel central no monitoramento e na execução das estratégias de segurança para o G20.

Além dos operadores da Polícia Militar, a central de monitoramento do CICC contou com a participação de equipes de outras agências de segurança para assegurar o sucesso da operação de segurança do G20.

Guarda Portuária

Nas reuniões do CESIR, onde foram discutidas as questões de segurança do evento, a Guarda Portuária foi representada pelo seu superintendente Amauri Carlos de Faria e pelo Gerente de Segurança Jorge Dantas.

O efetivo e a estrutura operacional da GPort foi colocada à disposição da segurança do evento.

Câmeras de Monitoramento

As câmeras de monitoramento do Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) da Guarda Portuária, que conta com conta com mais de 150 câmeras, foram compartilhadas, com a anuência da Cesportos, na G20 Social (na área portuária)

Nível de Segurança do Porto

Durante o período do evento o nível de segurança do Porto do Rio de Janeiro foi alterado para o Nível 2 de Proteção pelo Coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Rio de Janeiro (Cesportos-RJ), Fernando Caetano Ortiz Barletta.


Com o aumento do nível, conforme determina o Plano de Segurança Pública Portuária (PSPP), em atendimento ao Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias, do inglês International Ship and Port Facility Security - ISPS Code várias ações foram implantadas como o aumento do efetivo da GPort e o apoio do  Grupamento de Ações Extraordinárias (GAEX), da Guarda Portuária do Rio de Janeiro, principalmente na visita ao porto dos presidentes  no do Brasil, Chile e da África do Sul.

Segurança bem-sucedida

O General de Brigada Lucio Alves de Souza, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste, avaliou como bem-sucedida a operação de segurança montada no Rio de Janeiro para a realização do G20.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.