Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ADMITE MONITORAR 'ALVO' SEM JUSTIFICATIVA

O Cortex é utilizado pela Guarda Portuária no Porto de Santos. O Termo de Adesão para a implementação do sistema foi assinado em dezembro de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

0

OPERAÇÃO CONJUNTA DA GPORT, PF E RFB APREENDE 553 KG DE COCAÍNA E PRENDE SETE PESSOAS NO PORTO DE SALVADOR


A Receita Federal foi acionada e localizou a droga em dois contêineres, carregado com algodão e com destino ao Porto de Algeciras, na Espanha

A Polícia Federal (PF) e a Guarda Portuária (GPort) prenderam na noite da última quinta-feira (17/10), no Terminal de Contêineres – TECON, no Porto de Salvador, , sete pessoas em flagrante. A ação resultou na apreensão de 550 kg de cocaína.

O início

A operação teve início após os operadores do centro de controle e monitoramento do terminal, observarem pelas câmeras o comportamento estranho do motorista, que mesmo sendo experiente, entrou na fila errada e estava em uma quadra de contêineres diferente ao qual teria sido direcionado.

Mesmo sendo orientado pelos funcionários da operação, o motorista permaneceu no mesmo local. Diante do comportamento suspeito o veículo passou a ser monitorado, e os operadores então visualizaram pessoas saindo debaixo do veículo e se dirigindo aos contêineres ali armazenados, razão pela qual acionaram a PF GPort.

Abordagem

Ao chegarem ao local, os agentes localizaram seis indivíduos escondidos no lastro do caminhão, que tentavam acessar o porto para realizar a contaminação de drogas com destino à Europa.

Segundo apurado pelo Portal Segurança Portuária Em Foco, ao chegar ao local, a equipe da GPort optou por aguardar a chegada da equipe da PF, e no intuito de evitar um possível tumulto no Terminal, abordarem em conjunto, o caminhão na saída do Terminal


Durante a abordagem, os agentes localizaram seis indivíduos sendo transportados clandestinamente e um fundo falso, extremamente estreito, que fica na parte inferior do caminhão, utilizado para o transporte de drogas.

Apreensão da Droga

Posteriormente a Receita Federal do Brasil (RFB) foi acionada para uma inspeção detalhada em contêineres próximos onde o caminhão foi visualizado.

Durante a inspeção, foram localizados 553 kg de cocaína em dois contêineres, carregado com algodão e com destino ao Porto de Algeciras, na Espanha.

A Receita Federal explicou que, foi usada a técnica “rip on, rip off”, na qual a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

As imagens de segurança do Tecon, os homens presos foram vistos saindo do fundo falso do caminhão e entrando em um corredor de contêineres repetidas vezes, para tirar a cocaína que estava no veículo e armazenar a carga que já havia sido inspecionada, burlando o sistema do porto.

Segundo a RFB, para cometer o crime, seis dos sete suspeitos se esconderam por no mínimo 30 minutos em um compartimento extremamente estreito que fica na parte inferior do caminhão. As drogas também estavam escondidas nesse local.

Ainda segundo o órgão federal, o motorista do caminhão acessou o Porto de Salvador mais de uma vez nesse dia para levar cargas que iriam para a China. Durante a noite, o motorista retornou ao porto, pois segundo agendamento prévio feito, ele deveria receber um container. No entanto, ele se dirigiu ao local errado e chamou atenção da segurança.

Tráfico Internacional de Drogas

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Vitor Fagundes, o modus operandi indica que a organização criminosa já tinha certa experiência.

"O que chamou atenção foi a sofisticação que os criminosos atuavam, eles estavam todos de preto, vestindo balaclava, as partes do sapato que não eram pretas estavam cobertas com uma espécie de fita isolante", disse Fagundes.

De acordo com as investigações, os suspeitos já atuaram da mesma forma em outra ocasião, em 2023. Eles colocaram as drogas em uma carga que foi levada para a Holanda. A cocaína foi descoberta apenas no país europeu.

Durante interrogatório da PF, eles ficaram calados. Por isso ainda não se sabe a origem da cocaína. Eles vão responder por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. 

Rota do Tráfico

Mais uma vez aos portos da Bahia aparece na rota do tráfico internacional de drogas, através de portos. No primeiro semestre deste ano, quase duas toneladas de drogas foram encontradas no Porto de Aratu, considerada a maior apreensão de cocaína do ano no estado.




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.