Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ADMITE MONITORAR 'ALVO' SEM JUSTIFICATIVA

O Cortex é utilizado pela Guarda Portuária no Porto de Santos. O Termo de Adesão para a implementação do sistema foi assinado em dezembro de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

0

AUTORIDADE PORTUÁRIA DO PORTO DO RIO GRANDE CAPACITA COMUNIDADE PARA OPERAÇÃO DE NOVO SISTEMA DE ACESSO

Neste mês estarão sendo realizados treinamentos com o objetivo de apresentar as novas funcionalidades e procedimentos de uso do sistema

A empresa pública Portos RS responsável por organizar, gerenciar e fiscalizar os portos públicos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre finalizou a etapa de integração dos sistemas à rede de tecnologia da informação, a obra de modernização dos acessos e adequação aos padrões internacionais de ISPS Code e de Alfandegamento, entrando agora em uma nova fase que antecede a entrega e o início efetivo das operações.

Neste mês estarão sendo realizados treinamentos com o objetivo de apresentar as novas funcionalidades e procedimentos de uso do sistema para os usuários com perfil de acesso voltado a clientes dos tipos operador portuário e transportador, com foco em cadastros de veículos e de motoristas, agendamentos e pesagem.

No dia 7 de outubro, teve início no Porto de Rio Grande uma operação piloto teve, onde toda a movimentação de descarregamento de cevada do navio Apogee Spirit, a entrada e saída dos caminhões acontecerem pelo novo portão. A medida permite a realização de testes e o aperfeiçoamento de eventuais inconsistências.

Para auxiliar no processo de capacitação, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Autoridade Portuária preparou um material de suporte aos usuários que facilitará a compreensão do funcionamento do novo sistema. Quando em funcionamento, serão disponibilizadas tecnologias que qualificarão o controle de acesso e irão agilizar as operações.

As obras estão em andamento na infraestrutura portuária desde o início do ano de 2023, percorrendo todos os prédios e unidades de armazenagem. O investimento também contemplou a ampliação do sistema de câmeras de vídeomonitoramento e a reestruturação do Centro de Controle e Comunicação (CCCom) da Guarda Portuária (GPort).

Orçado em pouco mais de R$ 46 milhões, a modernização das instalações portuárias é um desejo antigo. O investimento em recursos de última geração se refletirá no aprimoramento das ações de segurança e no controle de acesso.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.