Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

CDP CRIA COMISSÃO PARA NOVO CONCURSO DA GUARDA PORTUÁRIA NO PARÁ

A falta de efetivo já foi constatada pelo Ministério do Trabalho, Conportos e Receita Federal A Companhia Docas do Pará (CDP), empresa púb...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

0

OPERAÇÃO CONJUNTA DA PF, RFB E GPORT LOCALIZA 39 KG DE COCAÍNA EM NAVIO ATRACADO NO PORTO DE VILA DO CONDE


A apreensão partiu de fiscalização feita pela Polícia Federal , junto com a Marinha do Brasil, Receita Federal e Guarda Portuária

A Polícia Federal (PF) apreendeu na última sexta-feira (13), 39 kg de cocaína no Navio Orchid, de bandeira do Panamá, atracado no Porto de Vila do Conde (PVC), na cidade de Barcarena, na região metropolitana de Belém do Pará.

A apreensão partiu de fiscalização iniciada na quinta-feira (12) feita pela PF, junto com a Marinha do Brasil (MB), Receita Federal do Brasil (RFB) e Guarda Portuária (GPort).

O navio, de transporte de bois, chegou da Europa ao porto na quarta-feira (11) e estava aguardando para ser carregado e voltar à Europa. Por volta de 11h da manhã de quarta-feira, foram encontrados os primeiros blocos de cocaína escondidos em um duto de dejetos do navio.

Guarda portuário retirando a droga no duto de dejetos do navio - Foto: Divulgação PF

Após a primeira identificação, as autoridades continuaram a inspeção e três horas depois, com a ajuda de cães farejadores da equipe K9 da Receita Federal encontraram outros tabletes amarrados em diferentes partes da embarcação, aumentando significativamente a quantidade de cocaína apreendida no navio.

A localização da droga em um duto de dejetos da embarcação, um local improvável e de difícil acesso, é um fato novo na apreensão de drogas no país. Geralmente elas são inseridas no sea chest (caixa-mar), localizadas também no casco do navio.

De acordo com a Polícia Federal, ninguém foi preso, mas um inquérito policial foi aberto para apurar a origem e destino da droga e identificar os responsáveis pelo crime. A cooperação entre as diversas autoridades envolvidas foi fundamental para localização do entorpecente.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.