Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA LOCALIZA MAIS UM PROCURADO PELA JUSTIÇA NO PORTO DO RIO

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária (GAEX), prendeu o homem condenado por roub...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

0

CANIL DA GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DE TREINAMENTO DE BUSCA E CAPTURA EM MATAS

Ministrado pelo Sgt.PM Cazarotte, especialista e referência nacional no tema, o evento contou com cerca de 30 representantes de forças de segurança

Nos dias 5, 6 e 7 de julho, o Canil da Guarda Portuária (GPort), do Porto de Santos, como condutores os guardas portuários Cleiton e Bettoni, participou do seminário “Cão Operacional – busca e captura em mata”, realizado pela Central de Distribuição Autarquias e a Royal Canin do Brasil, na cidade de Rio Claro.

Ministrado pelo Sgt.PM Ricardo Alexandre Cazarotte, especialista e referência nacional no tema, o evento contou com cerca de 30 representantes de forças de segurança, como da Guarda Portuária (GPort), GCMs, Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar (PM), Polícia Penal e Defesa Civil.

O corpo técnico contou também com a presença de R. Cesar,  instrutor dos cães de guerra da Marinha do Brasil MB); Fernando Pecoraro, representante da centro de distribuição autarquia Royal Canin, e do médico veterinário Igor Rafael, da Guarda Civil de Rio claro.

A exigência dos organizadores em relação aos cães, era de que todos estivessem vermifugados, com a carteira de vacinação em dia e sem ectoparasitas.

O seminário foi intensivo e imersivo, diante da complexidade de se adestrar um cão para busca de criminosos em área de mata.

Os participantes, acompanhados dos cães, levaram, inclusive, caixa de transporte, comedouro, rações, guias apropriadas e demais equipamentos de adestramento utilizados para desenvolvimento de atividades de busca em matas.

Além do aperfeiçoamento recebido, os participantes do seminário compartilharam entre si suas experiências com cães.

Esta técnica pode auxiliar tanto nas buscas de fugitivos ou pessoas perdidas, como também em apoio às autoridades que atuam nos Portos e adjacências, como por exemplo, a Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil (RFB) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Tal aprimoramento é de grande importância, tendo em vista as áreas extensas que fazem parte da poligonal do Porto, como o trajeto das linhas de transmissão de Itatinga, a área das Ilhas Barnabé-Bagres e região da Alemoa, afirmou o GP Cleiton.

Palestra sobre Cinoterapia

No início do mês de julho, os guardas portuários Soares, Cleiton, e Bettoni, do Canil da GPort, participaram de uma palestra sobre Cinoterapia, na cidade de Guarulhos.

Esta prática vem sendo adotada por diversas corporações como ferramenta de aproximação e retorno social junto à comunidade, sendo aplicada em conjunto nas terapias e tratamentos de pacientes com TEA (transtorno do espectro autista), dentre outros problemas de saúde.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.