Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

CDP CRIA COMISSÃO PARA NOVO CONCURSO DA GUARDA PORTUÁRIA NO PARÁ

A falta de efetivo já foi constatada pelo Ministério do Trabalho, Conportos e Receita Federal A Companhia Docas do Pará (CDP), empresa púb...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 17 de julho de 2024

0

FUNCIONÁRIOS DO PORTO DE PORTO VELHO RECEBEM TREINAMENTO PARA FORMAÇÃO DE BRIGADISTAS


O treinamento foi executado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). Nove guardas portuários participaram do treinamento

O Porto de Porto Velho, administrado pela empresa pública Hidrovias de Rondônia (SOPH), realizou, no dia 26 de junho, um curso de capacitação para 15 servidores, incluindo nove guardas portuários.

O treinamento foi executado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). Conhecimentos teóricos e práticos foram ministrados aos participantes, que aprenderam noções básicas de prevenção e combate à incêndios, primeiros socorros, uso adequado de equipamentos, procedimentos de evacuação e comunicação efetiva.

Entre as atividades desenvolvidas na capacitação, os funcionários foram instruídos para manuseio de extintores e mangueira, com a utilização de fogo controlado.

O instrutor e sargento bombeiro militar, Denis Cledson Valci explicou que, esse tipo de treinamento faz a diferença para que os prejuízos humanos e materiais sejam prevenidos. O sargento mencionou episódios com resultados satisfatórios, decorrentes de brigadistas anteriormente preparados.

“Tivemos uma ocorrência em que brigadistas, formados pelo curso, fizeram o primeiro combate em situação de princípio de incêndio, confinando o foco para evitar que as chamas se espalhassem pela edificação. Para um incêndio os minutos contam, por isso a atuação da brigada foi de extrema importância”, evidenciou o bombeiro militar.

Simulado

Um acidente simulado, com ocorrência de ferimentos nos envolvidos, foi realizado para o treinamento de primeiros socorros. O guarda portuário, Marcelo de Moura Ribeiro comentou sobre as expectativas em torno do curso. “As principais habilidades que espero adquirir nesse curso é ter o preparo para identificar uma vítima, e depois, proceder com os cuidados necessários nas diferentes emergências e acidentes que possam acontecer aqui. Para mim, foi desafiador aprender a imobilizar a perna de uma pessoa acidentada. É essencial termos vários brigadistas no Porto, com conhecimento para atuar em conjunto, no caso de incêndios ou outras situações.”

O presidente do Porto, Fernando Parente ressaltou acerca da ação promovida pela SOPH. “O treinamento é fundamental para garantir a segurança de todos que trabalham e transitam pelo Porto de Porto Velho. Estamos comprometidos em oferecer um ambiente seguro e preparado para emergências. A capacitação dos funcionários reflete o engajamento com a proteção e o bem-estar de todos. Somos gratos ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, pela parceria e dedicação em nos ajudar a formar uma equipe de brigadistas altamente qualificada”.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.