Exercício
de Defesa Naval de Porto simulou um ataque ao Complexo Portuário. Militares atuaram
em conjunto com a Guarda Portuária
A Marinha do
Brasil (MB), no período de 11 e 14 de setembro, realizou mais um exercício de
Defesa Naval de Porto, em São Francisco do Sul (SC), que simulou um ataque ao
Complexo Portuário do Norte catarinense.
A operação,
coordenada pelo Comando do 5º Distrito Naval, com sede na cidade de Rio Grande
(RS) envolveu a mobilização de 288 militares altamente treinados, além de uma
impressionante frota de navios e viaturas.
Objetivo
O propósito do
exercício foi treinar os militares nos procedimentos para a ocupação de pontos
sensíveis das instalações portuárias e atuar na defesa do porto, de bens
públicos e pessoais, em colaboração com a Autoridade Portuária, combatendo
possíveis agentes perturbadores da ordem na região.
Defesa e Ataque
Como Força de
Proteção, foram empregados na área marítima o Navio-Patrulha “Babitonga” e o Navio
de Apoio Oceânico “Mearim”, junto com embarcações da Capitania dos Portos de
São Francisco do Sul.
Foto: Divulgação Marinha do Brasil |
Em terra, a
operação contou com a colaboração de tropas e viaturas do Grupamento de
Fuzileiros Navais do Rio Grande (RS), ocupando os postos de segurança e
realizando inspeções pessoais e veiculares, atuando em conjunto com a Guarda
Portuária (GPort).
Foto: Divulgação Marinha do Brasil |
Já os
Navios-Patrulha “Benevente” e “Maracanã” conduziram Ações de Ataque de
Superfície contra os navios que efetuavam o Controle de Área Marítima da baía
da Babitonga.
Militares
especializados do Comando Naval de Operações Especiais, do Grupamento de Mergulhadores
de Combate e do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais do Rio de
Janeiro atuaram simulando forças inimigas, para testar as capacidades de defesa
das unidades envolvidas no exercício.
“A intenção foi
manter as operações portuárias e a operacionalidade do Porto, mesmo sob
eventuais ameaças, garantindo a segurança patrimonial das instalações e do
pessoal, contribuindo assim para a segurança nacional”, destacou o Comandante
da Operação, capitão de fragata Jorge Augusto.
Foto: Divulgação Marinha do Brasil |
Avaliação da operação
Na manhã da
quinta-feira, 14, o alto comando da Marinha, no Sul do país, realizou uma
visita ao presidente do Porto, Cleverton Vieira, para apresentar um resumo da
operação realizada no complexo portuário. Na avaliação das autoridades da
Marinha a operação foi exitosa, atingindo todas as metas de segurança e
performance dos militares, junto com a Autoridade Portuária.
Foto: Divulgação Marinha do Brasil |
Participaram do
encontro o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Augusto José Fonseca
Júnior; o capitão dos Portos de Santa Catarina, Rodrigo de Araújo Cid Santa
Rita, e o delegado da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, Roberto da
Silva Adriano.
DEPORTEX 2023
O Exercício de
Defesa de Porto, denominado “Deportex”, faz parte da programação anual de
treinamentos. Nos últimos 11 meses, a Marinha do Brasil, através do Comando do
5° Distrito Naval, conduziu outros três exercícios desse tipo na região Sul.
O primeiro foi um
“INTERPORTEX”, em outubro de 2022, em Tramandaí (RS), região estratégica por
conter duas monoboias de recebimento de óleo bruto da Transpetro. Em seguida,
ocorreu um “DEPORTEX”, em dezembro de 2022, em Imbituba (SC). Por último, foi
realizado um “INTERPORTEX”, em maio de 2023, em Itapoá (SC), porto privado de
movimentação de contêineres, que também vêm se destacando pelos vultosos
investimentos em sua expansão geográfica, operacional e tecnológica,
conduzindo-o à 3ª posição no País no comércio de cargas desse tipo.
Porto de São Francisco do Sul
O Porto de São
Francisco do Sul foi escolhido como cenário devido à relevância geográfica e
comercial da região, em franca expansão e inserida em um polo que representa o
1° lugar no PIB da região Sul do Brasil.
Foto: Divulgação Marinha do Brasil |
Também são
relevantes os recordes históricos de movimentação de cargas à granel, como soja,
milho, fertilizantes e insumos associados, que têm sido superados anualmente
pelo Porto, com a estimativa de que poderá ter permitido, ao término do ano, o
comércio de 15 milhões de toneladas, acarretando o melhor desempenho entre os
35 portos públicos do País.
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