O local
há muitos anos é utilizado pela Guarda Portuária (GPort) para a base das embarcações
do seu patrulhamento marítimo
A Autoridade Portuária
de Santos (APS) reinaugurou na manhã da última segunda-feira (28), com presença
de autoridades do Município e do Governo Federal, a Ponte de Inspeção Naval
(PIN).
O espaço foi
cedido à APS pela Marinha o para abrigar o futuro Centro de Controle de
Operações do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações
(em inglês, VTMIS - Vessel Traffic Management Information System) do complexo
portuário santista.
Localizado na
Avenida Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, na entrada do Canal do Estuário,
acesso ao Porto de Santos, há muitos anos é utilizado pela Guarda Portuária
(GPort) para a base das embarcações do seu patrulhamento marítimo.
A entrega da
reforma do local contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos,
Márcio França. As obras foram executadas pela própria APS, com a última fase
tendo início em 27 de julho.
“A ponte vai
aprimorar o trabalho da Guarda Portuária, que terá à disposição uma lancha para
ocorrências marítimas, e servirá como base para o Centro de Controle de
Operações do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações
(VTMIS, na sigla em inglês)”, falou o ministro.
De acordo com
França, o local também será utilizado para encontros com autoridades e
executivos estrangeiros. Para isso, foi construída uma sala de reunião com vista
para o mar. “A intenção é de que a ponte também seja um local turístico e
receba a realização de cursos na área portuária”, disse França.
VTMIS
Após receber o
local da Marinha, em dois de dezembro de 2014 assinou com a empresa Engeterpa
Construções e Participações Ltda. O contrato para execução das obras de reforma
e ampliação das instalações da antiga Ponte de Inspeção Naval, para abrigar o
Centro de Controle do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de
Embarcações, o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS).
O contrato foi
publicado do Diário Oficial da União, com recursos de R$ 1,116 milhão da
própria Codesp (antigo nome da APS), com prazo de oito meses para ficar pronto.
Operadores de VTMIS
A Autoridade
Portuária realizou concurso público para a contratação de controladores de
tráfico. Em 2018 promoveu o treinamento da equipe de controladores, no Centro
de Simulação Aquaviária (CSA), no Rio de Janeiro.
Posteriormente,
após a empresa desistir de implantar o VTMIS, esses controladores foram
demitidos. De acordo com o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos
(APS), Anderson Pomini, o espaço era usado para abrigar uma base avançada da
GPort.
Antes da reforma,
segundo Pomini, o local não tinha condições de receber o Centro de Controle,
conhecido também como VTMIS (sigla para Vessel Traffic Management Information
System, em inglês).
Segundo a APS, a
diretoria de Operações está tomando as providências necessárias para que o
VTMIS se torne realidade. O centro será responsável pela implantação do sistema
de gerenciamento do tráfego de navios no cais.
Haverá quatro
torres de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos, permitindo completa
visão do Porto. A área de varredura do sistema de monitoramento abrangerá as
regiões de fundeio até o Terminal da Usiminas.
Em cada torre
haverá um radar, uma câmera inteligente e um transponder para a coleta de dados
das embarcações. Além de poderem fazer com que os navios aproveitem mais a
capacidade de carga, os equipamentos permitirão que a APS ofereça mais
segurança e eficiência aos operadores e armadores.
Ainda de acordo
com a APS, o VTMIS também irá auxiliar no controle de questões ambientais e
apoio em situações de emergência. Os dados de uma estação meteorológica e um
marégrafo irão orientar os navios a estimar, de forma mais precisa, a
profundidade de cada berço do cais para o momento da atracação.
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