Ação
contempla quatro simulados por ano com empresas signatárias do Plano de Auxílio
Mutuo (PAM)
Foi realizado na última
segunda-feira (29), no cais do Porto de Paranaguá, um simulado de atendimento
de emergências em um guindaste da empresa Harbor Operações Portuárias, que
comprovou a capacidade de atendimento e resposta imediata das empresas e
instituições participantes do Plano de Auxílio Mutuo (PAM).
O teste simulou
um incêndio dentro da casaria de um guindaste operacional MHC, com a fumaça
tomando conta da parte interna do equipamento, obrigando o operador abandonar o
local por fora do guindaste, utilizando acesso por cordas.
O cenário
enfrentado foi de um superaquecimento em um motor diesel que gera um princípio
de incêndio na casaria de um guindaste MHC em atividade de manutenção. O alarme
de emergência da máquina foi disparado, assim como foi acionada via rádio a
equipe de brigadistas da empresa, que não conseguiu conter o fogo e atestou que
a ocorrência era de grande proporção.
Diante disso,
foram acionados a Guarda Portuária (GPort), o Corpo de Bombeiros (CB) e a
ambulância do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), de Paranaguá. Devido à grande
quantidade de fumaça dentro do casario, o guindasteiro observou não ser
possível descer internamente do equipamento. Via rádio foi comunicado da
evacuação pelo equipamento de resgate disponível. O profissional vestiu o cinto
de segurança, conectou o equipamento no ponto de ancoragem e, conforme
treinamento e orientação, se lançou para o lado de fora do equipamento,
descendo de rapel, quando foi recebido pelas equipes do resgate.
Carros do Corpo
de Bombeiros e ambulâncias foram mobilizados na ação. Em menos de dez minutos
depois de acionados, já estavam no local. A ação durou cerca de 20 minutos.
Segundo o
assessor especialista da Diretoria de Meio Ambiente da empresa pública Portos
do Paraná, Autoridade Portuária que administra o Porto de Paranaguá, Felipe
Zacharias, são previstos quatro simulados por ano, de responsabilidade das
empresas signatárias do Plano de Auxílio Mutuo (PAM).
“Fazemos um
sorteio para determinar a empresa responsável pela atividade e agora em maio
foi a Harbor. É como um time de futebol. Temos que realizar treinamentos para
que na hora que esteja valendo, tudo aquilo que foi planejado seja realizado
com sucesso”, destacou Zacharias. “Treinamos para que, se ocorrer algum evento
não desejado, as ações corretivas de atuação estejam bem ensaiadas, diminuindo
o risco de vítimas e de piorar a situação”.
Para Karison
Fernandes Moraes, técnico de Segurança no Trabalho da Harbor, a ação foi
extremamente importante para o grupo. “Testamos todos os nossos requisitos
voltados à parte de segurança, avaliando nosso atendimento e os internos, como
está o tempo de acionamento da GPort e do Corpo de Bombeiros, para termos um
respaldo de quanto tempo leva esse trajeto”, completou.
Um relatório
completo com todas as ações do simulado, do início ao fim, será apresentado na
próxima reunião do PAM.
PAM
O PAM do Porto de
Paranaguá foi criado em 2014 e hoje conta com a adesão de 28 empresas divididas
em grupos, por região onde estão instaladas – Regional Leste, Regional Centro,
Regional Oeste e Eixo modal. Para o pleno funcionamento do plano, a Autoridade
Portuária promove, além dos simulados, reuniões periódicas para alinhar desde a
comunicação até a logística e atendimento as emergências.
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