Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA LOCALIZA MAIS UM PROCURADO PELA JUSTIÇA NO PORTO DO RIO

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária (GAEX), prendeu o homem condenado por roub...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

0

PARAENSES PRESOS EM PORTUGAL: CONFIRMADO O NOME DO 3º PRESO POR TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

 

Foto: Nilson de Souza Castro Neto (Reprodução/ Redes sociais/O Liberal)

O jovem é Nilson de Souza Castro Neto, conforme informaram fontes ligadas às autoridades portuguesas

Com a operação desencadeada pela Polícia Federal (PF) e Polícia Judiciária de Portugal e Europol, na manhã da quarta-feira (5), com ordem de busca e apreensão em quatro municípios do Pará, foi confirmado que mais um paraense está detido em Lisboa, aumentando para três, o número de paraenses detidos durante operação realizada em junho deste ano, contra o tráfico internacional de drogas.

O terceiro acusado é o paraense Nilson de Souza Castro Neto, conforme informaram fontes ligadas às autoridades portuguesas.

O jornal Expresso, de Portugal, revelou em reportagem também de quarta-feira, que duas pessoas foram presas com o contêiner contendo 320 kg de cocaína, escondida junto à carga de açaí, que saiu do Porto de Vila do Conde em Barcarena. E, uma semana depois - conforme aponta o jornal português - foi preso um terceiro, "um Policial Militar, quando tentava fugir do país rumo ao Brasil. Os três encontram-se atualmente em prisão preventiva em Portugal", informa o jornal.

SAIBA MAIS: POLÍCIA JUDICIÁRIA DE PORTUGAL APREENDE COCAÍNA EM CARREGAMENTO DE AÇAÍ CONGELADO

Os dois jovens são o empresário Marco Antônio Faria Júnior, que tem negócios em Barcarena, nordeste do Pará e que já tinha sido confirmado pelas autoridades e, agora, veio à tona o nome de Nilson de Souza Castro Neto, conhecido como "Nilsinho". Nas redes sociais, o jovem afirma, em sua biografia, que é nutricionista e mostra uma vida de luxo e viagens nas publicações. A última postagem foi em 23 de junho deste ano, na semana em que foi preso. “Nilsinho” aparece em uma festa ao lado de amigos e diz: “a última pra fechar com os melhores”.

Já o policial militar é o tenente da Polícia Militar do Pará (PMPA) Aderaldo Pereira de Freitas Neto, mais conhecido como Freitas, detido uma semana depois de Nilson e Marco Antônio.

SAIBA MAIS: TENENTE DA PM-PA É UM DOS PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS LIGADO A 'ESCOBAR BRASILEIRO' EM PORTUGAL

O trio foi preso no âmbito da operação “Norte Tropical” e está custodiado no Estabelecimento Prisional de Caxias (EP Caxias), que fica nos arredores de Lisboa. O complexo prisional é de alta segurança e atualmente mantém cerca de 400 presos.

Por nota, previamente divulgada sobre o caso, a Polícia Judiciária de Portugal informa que há “...fortes suspeitas de integrarem uma organização criminosa que se dedica à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu”.

Empresário Marco Antônio Faria Junior

Empresário é um dos paraenses presos em Portugal por ligação com esquema do 'Escobar brasileiro'

Tenente da PMPA preso em Portugal, por tráfico de drogas, pode ser expulso da corporação. Paraenses presos em Portugal por tráfico de drogas em açaí seriam ligados a 'Escobar brasileiro'.

A Polícia Militar do Pará foi acionada para prestar esclarecimentos sobre a situação de Aderaldo, que teve o pedido de expulsão formalizado pela Promotoria de Justiça Militar do Pará. Por meio de nota, a PM respondeu apenas o seguinte: “a Corregedoria da Polícia Militar do Pará está atuando dentro de suas atribuições legais, tendo em vista o sigilo do processo”. O policial, inclusive, continua recebendo o salário, de cerca de 13 mil reais.

A reportagem do Grupo Liberal tentou contato com as defesas dos três acusados, mas ainda não teve retorno.

Fonte: O Liberal


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.