A
Autoridade Portuária do Porto de Roterdã quer pesquisar a viabilidade do uso de
evtols para transportar tripulações diretamente do navio para o hotel
Em poucos anos, a
mobilidade aérea urbana será uma realidade, permitindo que as pessoas se
desloquem convenientemente de uma forma mais adequada nas cidades e entre
cidades.
E se o futuro
tivesse ambulâncias transportando pacientes e medicamentos críticos por via
aérea? E se os bombeiros pudessem combater incêndios com segurança e eficiência
sem colocar vidas humanas em perigo?
Um futuro em que
as pessoas possam viajar com mais rapidez e eficiência de um ponto a outro, com
serviços melhores e otimizados para as cidades e seus moradores, não é uma mera
visão – é uma realidade que chegará até nós em questão de anos: a Mobilidade Aérea
Urbana (UAM).
UAM é um conceito
de mobilidade transformacional para áreas urbanas, utilizando vários tipos de
drones para realizar qualquer tipo de missão que vise melhorar o bem-estar de
indivíduos e organizações.
E integrar esses
grandes drones futuros com segurança no espaço aéreo urbano requer muita
coordenação e muitos testes. Diante dessa necessidade, nos próximos meses, o
projeto europeu AMU-LED realizará vários voos de demonstração em ambientes
urbanos no Reino Unido, Holanda e Espanha.
U-space
Um dos principais
facilitadores da UAM é o U-space, uma estrutura de gerenciamento de tráfego
aéreo para permitir a integração segura de drones. Assim como o sistema de
gerenciamento de tráfego aéreo para aeronaves em geral, o U-space garantirá que
as operações de drones sejam realizadas com segurança e eficiência.
No entanto, o
sistema será mais automatizado do que o atual controle de tráfego aéreo, com
menos interação humana e com capacidade de atender mais voos simultaneamente.
O U-space pode
ser definido como um conjunto de serviços e procedimentos específicos
projetados para garantir um acesso seguro e eficiente ao espaço aéreo para um
grande número de drones que incorporam altos níveis de digitalização e
automação.
Cenários em ambientes urbanos
Muito trabalho
tem sido colocado no desenvolvimento do U-space e da UAM através de projetos de
pesquisa e inovação e de desenvolvimentos tecnológicos. Uma dessas iniciativas
é o AMU-LED – um projeto de demonstração em grande escala (VLD) financiado pelo
Empreendimento Comum SESAR no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte
2020 da União Europeia.
O AMU-LED
demonstrará a integração segura de aeronaves tripuladas e não tripuladas por
meio da implantação do U-space, com o objetivo final de tornar realidade,
cidades inteligentes cada vez mais sustentáveis. Isso será feito através da
realização de demonstrações de voo com vários cenários, situações e casos de
uso em ambientes urbanos.
eVTOLs
Nessas
demonstrações, o projeto usará grandes plataformas elétricas de Decolagem e
Pouso Vertical (eVTOL) para transporte de passageiros e carga, combinadas com
Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS) menores, realizando entrega de mercadorias
e suprimentos médicos, vigilância ou suporte para serviços de emergência.
Objetivos do AMU-LED
O projeto começou
há dois anos, em janeiro de 2020, com dois objetivos principais para demonstrar
a interação segura da UAM com outros usuários do espaço aéreo e demonstrar o
voo seguro da UAM.
Após minuciosa
preparação, as demonstrações de voo que ocorrerão dentro do AMU-LED podem ser
consideradas como o produto final do projeto, colocando em prática o conceito
de operações, casos de uso, cenários, arquitetura do sistema e o sistema
U-space que será definido no projeto.
“Depois de ter
realizado uma quantidade impressionante de trabalho, onde nosso consórcio
concebeu e implementou conceitos de operações de ponta para UAM, preparou casos
de uso futuristas, mas ao mesmo tempo, como transporte aéreo ou entrega de
encomendas de última milha, e tráfego não tripulado inovador integrado a
serviços de gestão, finalmente estamos prontos para decolar”, esclarece Pablo
Menéndez-Ponte Alonso, líder do projeto UTM da NTT DATA Espanha, que coordena o
consórcio europeu de 17 entidades diferentes que participam do projeto AMU-LED.
Haverá sete
operações no total, ocorrendo ao longo deste verão de 2022 do hemisfério norte,
realizadas em Cranfield, no Reino Unido, Amsterdã, Enschede e Rotterdam, na
Holanda, e Santiago de Compostela, na Espanha.
“Cranfield é
nossa primeira demonstração, pois nos permitirá entender a prontidão dessa
tecnologia ao enfrentar o desafio real”, disse Alonso.
Troca de informações
A variedade de
locais permite que o projeto teste e demonstre vários aspectos relevantes de
diferentes formas, por exemplo, avaliando a forma mais eficiente de troca de
informações entre os atores (como os drones, seus pilotos e o sistema de gerenciamento
de tráfego aéreo).
O projeto testará
dois conceitos diferentes para distribuição de dados relevantes: uma
arquitetura centralizada e uma descentralizada. A arquitetura descentralizada
será testada em Cranfield, Enschede e Rotterdam, e a arquitetura centralizada
será testada em Amsterdã e Santiago de Compostela.
As informações a
serem trocadas dizem respeito a todo o tipo de dados, por exemplo, informação
estratégica e táctica antes e durante o voo, dados de seguimento (informação em
tempo real sobre a posição do drone), serviço de aconselhamento táctico de
resolução de conflitos (informação para evitar conflitos antes e durante o voo)
e dados meteorológicos e de CNS (Comunicação, Navegação e Vigilância).
O que se pode esperar durante as
demonstrações?
Além disso, como
o U-space e a UAM ainda são conceitos em desenvolvimento, o AMU-LED seguiu os
três pilares da inovação – factibilidade, viabilidade e conveniência – para
garantir que as demonstrações cobrissem as bases para uma implementação efetiva
da UAM.
Em junho, as
demonstrações começaram com o caso de viabilidade em Cranfield, comprovando a
prontidão da solução, tecnologias e sistemas AMU-LED. Esses testes são
conduzidos pela Cranfield University e ocorrerão no Aeroporto Cranfield, uma
instalação única que possui seu próprio provedor de serviços de navegação aérea
e controladores de tráfego aéreo, além de seus próprios pilotos e aeronaves.
Esta demonstração
será um pré-requisito para as demonstrações subsequentes, comprovando que a
solução AMU-LED está pronta e segura para ser testada em ambientes mais
complexos. Uma segunda parte da demonstração de Cranfield acontecerá em
setembro.
Depois de provar
a viabilidade da solução AMU-LED em junho, em agosto o projeto continuará
testando a conveniência de sua solução em Amsterdã e Enschede, com foco na
aceitação pública e impacto social.
Em Amsterdã, os
testes são conduzidos pelo Royal Netherlands Aerospace Center (NLR) e ocorrerão
no coração da cidade, no Marineterrein.
Usando um grupo
de foco para coletar dados, a equipe realizará várias demonstrações de voo,
testando diferentes aspectos do U-space e certos indicadores de aceitação
pública, como ruído, segurança percebida, confiança na tecnologia, preocupações
com privacidade ou poluição visual. Medidas de mitigação para as preocupações
levantadas pelo grupo focal serão propostas com base nos dados coletados.
Enschede seguirá
demonstrando o impacto social da UAM. O Space53, um centro de testes e inovação
para sistemas não tripulados, está a cargo desta demonstração, que terá lugar
entre a localização do Space53 na Base Tecnológica e o Aeroporto de Twente, e a
cidade de Enschede.
Apresentando
vários casos de uso socialmente relevantes, como entrega médica, combate a
incêndios ou vigilância policial, esta demonstração comprovará o impacto social
que a UAM criará quando implementada.
Em Roterdã, a
viabilidade econômica da UAM será demonstrada também em agosto. Este teste está
sendo coordenado pela AirHub e acontecerá na zona portuária da cidade.
Será feito em
colaboração com a Autoridade Portuária de Roterdã, que quer pesquisar a
viabilidade do uso de evtols para transportar tripulações diretamente do navio
para o hotel. Outros casos de uso também serão apresentados, voando diferentes
UAVs e aeronaves VTOL.
A cidade de
Santiago de Compostela sediará a demonstração final do AMU-LED, onde todos os
aspectos anteriores – factibilidade, viabilidade e conveniência – se reúnem em
um grande show final.
Coordenada pelo
centro tecnológico ITG – Fundación Instituto Tecnológico de Galicia, a demonstração
incidirá sobre a correta implementação de todos os aspetos em ambientes
urbanos, como a vitrine final de como o U-space pode permitir a Mobilidade
Aérea Urbana. Isso será demonstrado em setembro e em outubro.
Ao longo destas
demonstrações, a equipe do projeto irá colher dados sobre os vários aspetos que
estão sendo testados, que serão posteriormente analisados. Isso permitirá que o
projeto elabore resultados para o desenvolvimento do U-space, fornecendo
informações sobre a maneira mais eficiente de habilitar a UAM, fornecendo uma
solução segura, eficaz e viável para cidades inteligentes.
Fonte: Aeroin – Com informações do Centro Aeroespacial Holandês
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