O
resultado foi a queda significativa das infrações, irregularidades e até do
comportamento agressivo de alguns profissionais
Um dos terminais
marítimos mais movimentados da América Latina, o Porto de Suape movimenta mais
de 23,6 milhões de toneladas de carga anualmente. À medida que o volume de
carga dos centros de operações de mais de 100 empresas nacionais e
internacionais aumentava, as filas de caminhões necessários para movimentá-las
se tornavam um problema. O desafio logístico exigiu o investimento em
tecnologia capaz de regular rigorosamente o fluxo de tráfego de uma área de
estacionamento de espera até o portão de entrada do complexo portuário e em
terminais individuais.
Assim, as
autoridades portuárias enfrentavam uma demanda complexa: fortalecer a segurança
e melhorar o controle de acesso aos terminais. A solução encontrada integra
câmeras de vídeo IP da fabricante sueca Axis Communications e um conjunto de
software de gerenciamento da Pegasus Technology que proporcionam imagens para
identificar os veículos e os motoristas e assim determinar a quais terminais
estão associados e quando estão programados para entrar. O resultado foi a
queda significativa das infrações, irregularidades e até do comportamento
agressivo de alguns profissionais que se frustravam com a espera.
Muito além de uma
questão de agilidade, volume de caminhões esperando em longas filas para
carregar e descarregar remessas, que se estendiam por quilômetros e causavam um
tempo de espera que poderia se estender por dias, estava sobrecarregando a
capacidade do porto de cumprir os regulamentos marítimos internacionais que
regem a segurança do setor, como o Código Internacional de Segurança de Navios
e Instalações Portuárias (ISPS Code).
Gestão de logística portuária na prática
No dia a dia, o
controle automatizado começa quando um caminhão entra na área de parada
designada fora dos portões do porto. Na chegada, uma câmera Axis captura a
imagem da licença e o leitor de placas da Pegasus, recurso de análise de vídeo
incorporado na câmera, traduz os pixels em dados acionáveis. Com isso, o
software utilizado para agendar os horários de entrada de cada motorista,
restringem o acesso ao porto até o horário determinado pelo caminhoneiro e
integram as informações com os sistemas de logística de outras empresas de
terminais.
Quando o sistema
combina uma placa de licença com uma atribuição de entrada cronometrada, ele
exibe o relatório de liberação em painéis de LED ao longo da estrada. À medida
que os motoristas saem da área de preparação, verificam a tela e se não veem o
indicativo de liberação são instruídos a entrar na pista de retorno e aguardar
sua vez. Já na portaria principal, outro posto de controle com câmeras
adicionais captura placas de veículos e analisa se o caminhão em questão chegou
no horário de entrada programado. Em caso afirmativo, o sistema abre
automaticamente o portão.
Como medida
adicional de segurança e proteção, a equipe de operações supervisiona o
processo a partir do Centro de Controle de Acesso do Porto de Suape. “Quando há
algum problema, um operador pode corrigir uma leitura errada da licença,
conceder ou negar o acesso a um veículo que chegou sem o devido agendamento ou
autorização, ou acionar manualmente o portão para que ele possa retornar, mas
com nosso novo sistema integrado, esses incidentes não acontecem com
frequência”, diz Amaro Monteiro, desenvolvedor e integrador da Pegasus
Technology.
Superando a resistência à inovação
A implantação do
sistema não foi tarefa fácil. No entanto, o maior desafio não foi técnico, mas
sim a resistência humana à mudança. “Durante anos, os caminhoneiros iam e
vinham no seu próprio horário, mas agora teriam que obedecer a regras rígidas
para ter acesso ao porto”, compartilha Monteiro. No entanto, esta é uma mudança
de cultura necessária para garantir que o porto mantivesse a conformidade com
as regulamentações marítimas internacionais para segurança e proteção
portuária.
A mudança foi
ainda mais complicada pelo fato de estar ocorrendo durante o auge da pandemia
de COVID-19. Contudo, mais uma vez a tecnologia mostrou seu valor e provou o
retorno sobre o investimento uma vez que o Porto de Suape conseguiu usar as
câmeras Axis e a análise de vídeo para reforçar o distanciamento social e
minimizar o contato físico entre os motoristas no pátio de preparação e a
equipe operacional do complexo portuário, algo que sequer poderia estar
previsto no projeto inicial, mas que fez a diferença na operação.
Tecnologia de ponta envolvida
As câmeras
escolhidas para a tarefa foram os modelos da AXIS P14 Series por conta da
captura de placas de alta confiabilidade, dia e noite, e a integração total com
a plataforma de análise Pegasus PlateView, que usa tecnologia de aprendizado
profundo para reconhecer padrões de placas brasileiras e do Mercosul. “Com a
Axis, podemos obter uma alta taxa de sucesso mesmo com o tráfego de alto volume
e movimento rápido do porto – seja em plena luz do dia ou na calada da noite”,
explica Monteiro.
Atualmente, as
câmeras registram cerca de 15.000 placas por dia, muitas das quais estão sujas
ou danificadas. Apesar dos desafios, os equipamentos tiveram um bom desempenho
e raramente requerem intervenção humana. Outra vantagem é que com o sistema, empresas
de terminal e equipes de preparação conseguem monitorar a atividade e acessar
relatórios detalhados de status 24 horas por dia, 7 dias por semana,
respaldando decisões do cotidiano agitado do setor portuário.
“As câmeras Axis
e o software Pegasus nos ajudaram a melhorar a segurança ao registrar
automaticamente todos os veículos que acessam a área principal do nosso porto.
Hoje possuímos um cadastro organizado de todos os veículos que acessam a área
primária do porto. Podemos integrar as operações entre o pátio de espera e as
empresas de terminal dentro do complexo de Suape, o que ajuda a minimizar o
congestionamento e agilizar as operações”, afirma o coordenador executivo de
tecnologia da informação do Porto de Suape, Pablo Teixeira
Enquanto os estudos
ainda estão em andamento para determinar o retorno do investimento, a
administração do Porto de Suape está satisfeita com o maior controle
proporcionado pelo novo sistema integrado. Desde que entrou em operação, houve
queda significativa nos acidentes, incidentes de violência e outros problemas
dentro do complexo que está caminhando para se tornar um Porto 4.0.
Fonte: Logweb
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