Equipes
da Guarda Portuária (GPort) participaram do simulado
A
Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, e, em
parceria com a APM Terminals, realizou na manhã do dia 14 de dezembro, um
simulado de vazamento de óleo no rio Itajaí Açu, através da Coordenação do Meio
Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB).
O início do
simulado ocorreu às 10 horas da manhã no Berço 03 (cais público), no Porto de
Itajaí, com a participação de membros da equipe da Guarda Portuária, dos
brigadistas da APM Terminals, dos comitês de Plano de Ajuda Mútua (PAM) e Plano
de Área (PA) e da empresa Dracares.
Foram realizados
os protocolos de segurança, delimitação de áreas de risco e sucessivamente,
recursos terrestres envolvendo viaturas, condução apropriada para atendimento
de primeiros socorros, contando ainda com recursos aquáticos envolvendo
embarcações com operadores, atendimento com cerco preventivo e apoio via água, e
também com a utilização de barreiras de contenção e absorção.
O Analista
Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Jovani José de
Andrade, esteve presente durante o simulado representando o órgão ambiental:
“Eu analiso de
forma muito positiva o simulado de emergência ambiental, realizado pelo Complexo
Portuário de Itajaí e Navegantes, com a empresa Dracares, contratada pelo
Porto. O Porto de Itajaí está plenamente qualificado para exercer todas as
atividades relativas ao combate de poluição por óleo no mar, e verifiquei
também o engajamento por parte de todos os profissionais da área portuária, em
participar dos treinamentos em simulados”, ressaltou Jovani.
Na oportunidade
foi encenado o vazamento de 400 litros de óleo, devido uma colisão do container
que estava sendo içado, contra a estrutura do guindaste, ocorrendo uma ruptura
no tanque de combustível do equipamento. O cenário do simulado, também teve o
resgate de um mecânico solicitado para atender a ocorrência, e ao subir no
motor, para acionar o botão de emergência, escorregou, batendo a cabeça e
desmaiando.
“Realizamos a
última reunião mensal do ano, com os comitês PAM e PA, com o diferencial de ter
ocorrido de forma presencial, e com a realização deste simulado, tão crucial
para a gestão do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Na oportunidade,
encerramos os trabalhos dos comitês PAM e PA, com um simulado de emergência
ambiental, onde nós podemos acionar todos os terminais portuários e
retroportuários, para que ficassem de prontidão caso necessário. Este simulado
foi realizado também, para testar a comunicação entre as instalações portuárias
e tempo de resposta. Caso ocorra uma emergência ambiental, estaremos aptos para
solucionar a mesma, nós possuímos uma base de emergência dedicada 24 horas no
Porto de Itajaí, com uma empresa especializada, com recursos e equipamentos
disponíveis. Os comitês do PAM e PA, Autoridade Marítima e o Órgão ambiental (IMA),
também serão acionados caso seja necessário”, informa a coordenadora do Meio
Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), Médelin Pitrez dos
Santos.
Devido a pandemia
da Covid-19, as reuniões com os comitês PAM e PA ocorrem mensalmente através de
uma plataforma digital. O exercício procura trazer maior eficiência para
possíveis casos, fazendo com que o serviço de contenção, reparo e atendimento
de vítimas, seja mais eficaz e prático para a equipe.
Disseminar
conhecimento entre a equipe de apoio da Superintendência do Porto de Itajaí,
com a equipe Dracares, torna-se essencial para a qualidade dos serviços a serem
prestados.
O Capitão de
Fragata e Delegado da Delegacia da Capitania de Portos em Itajaí, Eduardo
Rodrigues de Paula, destacou a agilidade demonstrada no simulado, e a excelente
comunicação entre os terminais do complexo, e os comitês envolvidos (PAM e PA):
“Eu vejo que no
Complexo Portuário de Itajaí, esses exercícios foram muito bem conduzidos. São
diversos simulados realizados tanto da Autoridade Portuária, quanto dos
terminais privados, e uma característica peculiar do complexo é a comunicação
entre todos os envolvidos, e o apoio mútuo. O plano de ação foi conduzido de
forma rápida, com todos os agentes sendo informados e acionados. Essa união dos
esforços faz com que todos saiam ganhando, principalmente a segurança dos
cidadãos envolvidos, e o próprio meio ambiente. É uma prática muito bem
conduzida no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes”, informou.
No comitê do
Plano de Ajuda Mútua (PAM), fazem parte os Terminais de Uso Privado (TUPs),
sendo a APM Terminals, Barra do Rio, Braskarne, Portonave, Poly, Teporti,
Trocadeiro, e os terminais retroportuários. Enquanto o comitê de Plano de Área
(PA), envolve os terminais portuários, estaleiros, empresas de pesca, marina de
Itajaí e ferry boat (NGI Sul).
“A finalidade dos
comitês é a cooperação entre as instalações portuárias, e retroportuárias, no
caso de emergência, por exemplo, se tiver uma emergência de um vazamento de um
produto químico, o terminal irá acionar o comitê do PAM e PA, e a Autoridade
Portuária, a qual coordena as ações, irá acionar as demais instalações, para
ver o que tem de material, recursos e equipamentos disponíveis que possam
ajudar essa instalação portuária. O intuito do simulado é testar esses
procedimentos de resposta, esse alinhamento entre todos os integrantes do PAM E
PA - que estão preparados para possíveis emergências, verificar os recursos
disponíveis entre uma instalação, o que uma pode ceder para a outra, e também o
tempo de resposta”, informa o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da
Veiga.
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