A ideia
é prevenir e combater roubos e furtos nas vias de acesso ao porto
Na
semana passada, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária reuniu
representantes das polícias civil e militar do estado para alinhamento de uma
ação conjunta de reforço na segurança das vias de acesso ao Porto do Itaqui e
Terminal da Ponta da Espera.
O
encontro reuniu o presidente da EMAP, Ted Lago, o gerente de Segurança do
Itaqui, José Ribamar Marão Neto; o chefe do Departamento de Combate a Roubo de
Carga da Polícia Civil, Jorge Pacheco; e o comandante do Comando de
Policiamento de Área Metropolitana da Zona Sul da Polícia Militar,
tenente-coronel Wallace Amorim.
Os
participantes consideraram, para o plano de trabalho, dois cenários: por um
lado, o crescimento na movimentação de cargas no Porto do Itaqui, que só no mês
de abril atingiu um volume de 3,4 milhões de toneladas de cargas; e por outro,
o intenso fluxo no transporte aquaviário do sistema Ponta da Espera-Cujupe, por
onde circulam quase 2 milhões de pessoas e cerca de 350 mil veículos por ano.
“Com
essa integração da EMAP com as polícias militar e civil, e também com apoio da
Polícia Rodoviária Federal (PRF), nós estamos atuando de forma preventiva para
ampliar e reforçar a segurança da comunidade portuária e das áreas próximas ao
Porto do Itaqui e para manter nossas operações cada vez mais seguras em toda a
cadeia logística da movimentação de cargas. O porto em expansão requer esse
olhar abrangente sobre o território”, afirmou Ted Lago ao final da reunião.
“A
ideia é prevenir e combater roubos e furtos nas vias de acesso ao porto”, disse
o delegado da Polícia Civil, Jorge Pacheco. Segundo o tenente-coronel Wallace
Amorim, da Polícia Militar, as ações de combate já foram iniciadas. “Integrados
à PRF, reforçamos o policiamento ostensivo na BR-135 e na via de acesso ao
Terminal da Ponta da Espera já foram realizadas melhorias na iluminação pública,
capinação, reforço de policiamento e rondas regulares”, explicou.
Esse
trabalho preventivo é também uma preparação para ações mais efetivas que serão
desencadeadas nos próximos meses, durante o pico da safra de soja, quando o
fluxo de caminhões fica mais intenso.
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