A agilidade
na pesagem fará com que a fila de espera para o acesso à margem de Vila Velha
seja reduzida
No
dia 10 de maio, a Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) inaugurou a Portaria
Inteligente de Capuaba.
A
nova portaria de caminhões que acessam a margem de Vila Velha do Porto de Vitória,
conta com oito gates (4 de entrada e 4 de saída), equipados com balanças para
verificação de peso e sistema para leitura das placas dos veículos.
Segundo
o gerente de T.I do consórcio Ergos Fornort, Weslley Sbizera, o objetivo da
Portaria Inteligente é controlar a operação de forma automatizada, ganhando
segurança e agilidade.
Dentre os destaques tecnológicos da nova portaria, está o sistema Optical Character Recognition (OCR), que por meio de câmeras que contam com visão noturna, capturam imagens com alta qualidade.
Além
disso, a portaria, que integra o programa Cadeia Logística Portuária
Inteligente (CLPI), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Portos e
Transportes Aquaviários (SNPTA), do Ministério da Infraestrutura (MInfra),
conta com outra grande vantagem: a redução da fila de caminhões.
De
acordo com o coordenador de Gestão e Programação Portuária (Cogpro), Leandro
Cota de Lima, “o maior ganho é a agilidade na pesagem dos veículos, que fará
com que a fila de espera para o acesso à margem de Vila Velha seja reduzida de
forma considerável”, argumentou.
O
presidente da comissão fiscal da CLPI, João Luiz Zaganelli, afirmou que o
início do funcionamento da portaria foi um sucesso. “O sistema já está
funcionando perfeitamente. A operação assistida terá a duração de 6 meses,
tempo necessário para possíveis ajustes e integrações com os sistemas da Codesa”,
comemorou.
Segurança
Somado
à diminuição das filas dos caminhões que acessam Capuaba, outro fator
importante na implantação da Portaria Inteligente é a segurança dos veículos e
cargas.
Segundo
o coordenador de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (Cosnip), Reroldi
Monteiro, a tecnologia aplicada pelo programa reduz qualquer possibilidade de
fraude.
“Teremos
agentes da Guarda Portuária no local em todo momento, 24h por dia, tanto nos
gates da portaria, fiscalizando a segurança e trânsito, quanto no Centro de
Controle de Operações da CLPI”, disse Reroldi.
O
projeto contou com a participação das coordenações de Obras e Manutenção
(Codman), na execução; Tecnologia da Informação (Coinfo), no acompanhamento da
instalação tecnológica; Gestão e Programação Portuária (Cogpro), no auxílio da
programação dos navios; e, de Segurança de Navios e Instalações Portuárias
(Cosnip), na segurança do perímetro, todas sob a orientação da Diretoria de
Operações e Infraestrutura da Codesa.
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