O Sistema
Integrado de Monitoramento conecta programação, planejamento e controle das
operações portuárias.
A gestão
portuária é complexa e envolve múltiplos atores e processos. Anteriormente
controlado por meio de várias planilhas utilizadas para monitorar cada etapa do
fluxo operacional, esse gerenciamento vem se modernizando no Porto do Itaqui.
De 2017 para cá foram incorporados softwares para promover a integração dos
setores de programação, planejamento e controle das operações portuárias. Um
dos resultados dessa inovação foi alcançado agora em 2020, com o registro do
Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) do Porto do Itaqui, desenvolvido pela
equipe da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) no Instituto
Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
“É um orgulho
grande para nós termos esse primeiro programa pensado e desenvolvido para os
nossos clientes, uma solução desenhada pela área de Operação da EMAP para gerar
mais eficiência e segurança, além de possibilitar o monitoramento de todas as
nossas atividades”, afirma o diretor de Operações e Planejamento do Porto do
Itaqui, Jailson Luz.
Válido por 50
anos, o registro de programa de computador concedido ao SIM pelo INPI atesta a
propriedade dessa tecnologia concebida pela EMAP, fruto do trabalho de uma
equipe multidisciplinar formada pelos funcionários Alexandre dos Santos,
Fabrício de Lima, Marco Aurélio Mendes e Mário Sergio Trovão.
“Sou muito grato
pela confiança que a empresa teve no meu trabalho e tenho orgulho de fazer
parte desse projeto, trazendo meus conhecimentos em programação para a
elaboração do código-fonte”, afirma o analista Fabrício.
“Além do módulo
de operação registrado no INPI, o projeto contempla os módulos de indicadores
operacionais, gestão do planejamento, da segurança, de projetos, da manutenção
e um aplicativo para acessar todas essas informações”, explica o coordenador de
Soluções Integradas, Alexandre Sá.
“O SIM é uma
solução que veio para melhorar os processos operacionais, integrar e facilitar
a comunicação entre os setores de forma rápida, gerando dados confiáveis”,
completa o gerente de Manutenção, Marco Aurélio.
A trajetória
vitoriosa dessa solução, assim como ocorre em quase toda tecnologia que rompe
padrões estabelecidos, enfrentou certa desconfiança. “O ponto-chave para
vencermos essa insegurança inicial em relação à mudança foi demonstrar de forma
muito clara que o sistema forneceria dados irrefutáveis para a tomada de
decisões da empresa”, destaca o analista de Soluções Integradas, Mário Sérgio.
Necessidade de inovar
Além do SIM, a
EMAP vem investindo em outras ferramentas tecnológicas, como o Terminal
Operating System Plus (TOS+), plataforma com a função de atender à solicitação
de alfandegamento da Receita Federal, coletar dados e fornecer informações
sobre as operações portuárias, eliminando possíveis gargalos e otimizando
processos. O sistema começou a ser implantado em 2017 e desde então vem
integrando os setores que compõem o processo operacional do Itaqui, incluindo
agências marítimas, despachantes aduaneiros, operadores portuários,
transportadores rodoviários e importadores de graneis sólidos.
A partir do uso
da plataforma foi preciso buscar recursos mais específicos para transformar
dados em informações visuais e de fácil interpretação, bem como registros das
ações. Então a equipe de planejamento desenvolveu o SIM, ferramenta que utiliza
as informações do TOS+, convertendo os dados em imagens e facilitando a tomada
de decisões.
A rede de
monitoramento do Porto do Itaqui, além do TOS+ e do SIM, conta com um Centro de
Controle Operacional (CCO) equipado com videowall de oito telas integradas ao
sistema de gestão portuária para garantir a segurança no tráfego de navios e
cargas, contribuindo também para o aumento da produtividade do porto. Quanto
mais informações claras e confiáveis a tecnologia puder oferecer, melhor são
trabalhados indicadores como volumes movimentados por navios, cálculos de
produtividade, períodos de operação, controle de paradas e respectivas causas,
taxas de ocupação de berços, tempo de navios em fila, dentre outros aspectos.
Além disso, a
integração ao Eletronic Data Interchange (EDI) padroniza a troca eletrônica de
dados, evita digitação manual (o que reduz o tempo de processamento de
informações), otimiza as horas trabalhadas da equipe, assegura a confiabilidade
dos relatórios gerados e permite que os analistas se dediquem a efetuar
análises das informações e, caso necessário, planos de ação para eliminação de
possíveis gargalos operacionais.
A busca por novas
tecnologias para melhorar a gestão operacional é um processo contínuo na EMAP.
“Estamos constantemente revisando e desenvolvendo procedimentos internos e
nesse momento a equipe está finalizando o módulo de agendamento e gestão de
contêineres e cargas gerais, um simulador das capacidades e fluxos rodoviários,
ferroviários e aquaviários para as cargas que chegam ou saem do porto”, informa
o gerente de Logística, Hibernon Marinho.
O setor também
vem trabalhando no projeto de reconfiguração e modernização das portarias de
acesso Norte e Sul e preparando a automatização e futura divulgação em tempo
real do line-up do Itaqui. O SIM não é um produto fechado, exemplo disso é que
estão sendo desenvolvidos novos módulos para integrar além da operação, outras
áreas ao sistema, como manutenção, engenharia, segurança portuária,
planejamento estratégico e assim por diante.
Saiba mais sobre o SIM
O Sistema
Integrado de Monitoramento criado para atender à necessidade do porto de
gerenciar melhor suas operações e fazer um controle mais efetivo de sua produtividade,
é composto atualmente por seis módulos principais:
Módulo
Acompanhamento Operacional – Monitora todos os resultados dos navios e a partir
da tela inicial é possível acessar um painel detalhado para verificação de
desempenho de cada turno, paradas, dados das cargas e de clientes, médias
operacionais etc.
Módulo de
Passagem de Turno – Elaborado com a finalidade de eliminar falha na comunicação
e problemas operacionais, gera um relatório de informações ao longo de cada
turno.
Módulo Radar –
Tem a função de efetuar as liberações de manutenção, acessos e processos
operacionais relevantes que venham a impactar o fluxo das operações. O Radar
possui também uma tela de resumo para visualizar as atividades em andamento e
seus quantitativos.
Módulo de Alinhamento
Operacional – Facilita o registro de reuniões vinculadas a um processo, como
uma operação de navio ou uma atividade do Radar. Essas reuniões são
classificadas por assunto, como por exemplo: Operação, Segurança, Meio
Ambiente, etc.
Módulo de Gerenciamento
de Operação Não Mecanizada – Permite análises dos gargalos operacionais,
apresenta os tempos médios entre cada processo, o que possibilita ajustes e
ganho de produtividade.
Módulo de
Gerenciamento das Operações de Berços e Janelas de Atracação/Desatracação –
Possibilita uma gestão macro da operação portuária, já que o sistema demonstra
graficamente quatro processos: planejamento, estadia de navio, tempo
operacional e projeção corrigida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.