O
segundo semirreboque acabou sendo atingido pelo trem e o veículo foi arrastado
por alguns metros, até que a locomotiva conseguiu parar.
Na
noite do último sábado (15) uma composição ferroviária colidiu com uma carreta
bitrem no Porto de Santos, litoral de São Paulo.
O
acidente ocorreu na Praça Cândido Gafreé, no bairro Paquetá, defronte ao antigo
prédio da Diretoria de Operações, conhecido popularmente como “Prédio da
Dirop”, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), atualmente Santos
Port Authority (SPA).
Segundo
informações da SPA, a carreta bitrem saiu do terminal 12-A e ao cruzar a linha
férrea com o objetivo de acessar a Rua Xavier da Silveira o semirreboque foi
atingido pela locomotiva da composição ferroviária, arrastando a carreta por
alguns metros.
A
carreta fez uma conversão, que não é considerada proibida, no entanto não
conseguiu atravessar a linha férrea a tempo. O segundo semirreboque acabou
sendo atingido pelo trem e o veículo foi arrastado por alguns metros, até que a
locomotiva conseguiu parar.
O
acidente causou danos materiais ao caminhão e danificou parte do muro da via
férrea, mas ninguém ficou ferido.
VLI
A
empresa VLI Multimodal S/A (antigo acrônimo para Valor da Logística Integrada),
empresa que controla o transporte ferroviário no Porto de Santos emitiu nota lamentando
o ocorrido e informa que a colisão não causou vítimas. A empresa esclarece
ainda que todos os procedimentos de segurança foram adotados, como o
acionamento da buzina para alertar e dos freios de emergência.
Antes
de atravessar uma linha férrea é importante que pedestres e motoristas sigam as
orientações de ‘pare, olhe e escute’. Um trem pode demorar até um quilômetro
para parar totalmente. O Código de Trânsito Brasileiro determina que o
motorista deve parar o veículo antes de transpor a linha férrea. O condutor que
não obedece a essa norma comete infração gravíssima, podendo levar multa e
perder pontos na carteira.
A
empresa informa que promove campanhas de conscientização para reforçar os
cuidados e o comportamento preventivo durante a interação com a linha.
Outro acidente
Esse
não foi o primeiro acidente no local. No dia 13 de março um trem bateu na parte lateral traseira de um veículo. A conversão para acessar a Rua Xavier da
Silveira naquele local não é proibida. Os acidentes com trens na travessia de
linhas férreas geralmente são causados pela imprudência dos motoristas em não
aguardar a passagem das composições ferroviárias.
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