Segundo
o apurado, os equipamentos deveriam registrar e filmar, mas as suas câmeras
funcionam de forma precária. O sistema de automação também não está em
condições.
Pelo
menos 13 dos 29 Gates (portões) de acesso ao Porto de Santos - o maior da
América Latina - estão sucateados com dificuldades operacionais. Os Gates
servem para registrar o acesso das pessoas e veículos que entram e saem dos
terminais que, segundo apurado pela Reportagem, hoje somam mais de 22 mil
pessoas cadastradas, entre caminhoneiros, prestadores de serviços e
funcionários.
As
informações acima são de caminhoneiros que realizaram uma espécie de varredura
nos equipamentos e encaminharam ao Diário a lista de problemas e fotos da
situação dos portões. A Reportagem confirmou a informação com funcionários da
Santos Port Authority (SPA) – Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
que, por razões óbvias, preferiram o anonimato.
Segundo
o apurado, os equipamentos deveriam registrar e filmar, mas as suas câmeras
funcionam de forma precária. O sistema de automação também deveria estar em
condições. As cabines dos Gates poderiam dar condições a vigias que,
necessariamente, deveriam checar ou vistoriar de acordo com as regras de
segurança, apesar da entrada e saída ser controlada por biometria óssea do usuário
ou a face do motorista.
Conforme
os relatos, as cancelas do Gate 4 não funcionam. Ficam abertas para a movimentação
de caminhões. Os Gates 5 e 6 estão abandonados e o 7 está com problemas nos
totens. O Gate 10 aponta problemas na identificação do motorista. "A todo
o momento o guarda tem que liberar entrada e saída, mas isso também ocorre na
maioria", informa um caminhoneiro.
O
Gate 14 está com sua cancela de saída interditada, um torniquete inoperante,
precisando sempre de auxílio para acesso ao cais, pois a biometria está sempre
elevada. "Telhas do posto estão caindo, motivo da interdição da cancela de
saída", completa, alertando que o Gate 15, bem como o 16 e o 18 foram
abandonados, esses dois últimos pela Libra Terminais.
O
Gate 17 também está com problemas nos totens e o 21 está sem o telhado para
cobrir as cancelas há muito tempo, com torniquete interditado. Os Gates 20 e 22
foram repassados para Administração.
SPA
A
SPA refuta a informação de que há 13 Gates "sucateados" e argumenta
que eles foram suprimidos por demandas operacionais, a partir de atualizações
estruturais que ocorreram no Porto ao longo dos últimos anos. Dos 29 Gates,
atualmente estão em operação 16, sendo 13 na margem direita (Santos) e três na
margem esquerda (Guarujá).
Quanto
à estrutura dos Gates, diz a SPA, todos à disposição da Guarda Portuária, estão
adequados à prestação de serviços de controle de acesso, os quais contam com
computadores, câmeras, condicionadores de ar, telefone e rádio HT, além da
cancela. Quando há problemas pontuais, ainda conforme afirma, são realizadas
manutenções estruturais e específicas sob demanda.
Para
a modernização das câmeras de videomonitoramento, está em curso um processo de
compra visando a atualização dos equipamentos, o que proporcionará maior
qualidade na obtenção de imagens referentes às ações de Segurança Pública
Portuária. O Estudo de Avaliação de Risco (EAR) vai atualizar o Plano de
Segurança de Segurança Pública Portuária (PSPP).
Quanto
ao controle de acesso, devido ao término de contrato com a empresa terceirizada
que prestava serviços de manutenção do sistema de controle de acesso, ainda
segundo a autoridade portuária, houve solução de continuidade da execução de
tais serviços, o que gerou demanda reprimida de reparos e adequações no
sistema.
No
entanto, desde março último, esta demanda já foi resolvida, afirma a SPA, com a
finalização da licitação referente à contratação de nova empresa prestadora de
serviços, a qual já se encontra em atividade.
"Mesmo
assim, o controle de acesso às áreas públicas do Porto não foi afetado, sendo
efetuado de forma rotineira pela Guarda Portuária, gerenciando a entrada e
saída de cerca de 15 mil usuários diariamente, entre veículos e pessoas",
garante a Autoridade Portuária.
Fonte:
Diário do Litoral
Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.