No curso foram
abordados os temas ISPS Code, drogas, Plano de Segurança Pública Portuária
(PSPP), inteligência e Contra inteligência e Gerenciamento de Crise.
O
curso, com carga horária de 12 horas, foi realizado no Espaço Portuário,
localizado no edifício sede da Companhia Docas do Pará, entre os dias 29 de
outubro à 01 de novembro, contando em média de 20 participantes em cada turma.
A previsão é que esse curso seja ministrado no Porto de Vila do Conde (PVC) em
janeiro e no Porto de Santarém, em fevereiro.
No
curso foram abordados os temas ISPS Code, drogas, Plano de Segurança Pública
Portuária (PSPP), inteligência e Contra inteligência e Gerenciamento de Crise.
ISPS Code
O
Código ISPS - Intenacional Ship and Port Facility Security- Code - Código
internacional para a proteção de navios e instalações portuárias passou a
vigorar a partir de 01 de julho de 2004, como Capítulo XI-2 da SOLAS. O
Capítulo XI-1 refere-se a safety, já o Capítulo XI-2 a security.
Esse
tema teve como instrutor o Agente da Polícia Federal (APF) Paulo Roberto Lobato
da Silva, que foi Coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos
Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), no Pará, até 12 de junho desse
ano.
No
curso foi abordado:
- Conceito;
- Objetivo;
- Abrangência
e aplicação conforme a legislação internacional – IMO/ONU;
- Estrutura
de implementação do CÓDIGO ISPS no Brasil – CONPORTOS/MJ; CESPORTOS, MARINHA DO
BRASIL e CCA/IMO;
- Processo
de certificação das instalações portuárias com o CÓDIGO ISPS;
- Procedimentos
do Plano de Segurança Pública Portuária;
- Sistemas
de proteção; Gestão de riscos;
- Medidas
de proteção, controle e monitoramento;
- Auditoria
do ISPS CODE;
- Tecnologias
de proteção.
O
Narcotráfico ou tráfico de droga, que é o comércio de substâncias consideradas
ilícitas pela maioria dos governos, tem se intensificado nos portos brasileiros,
sendo um assunto também abordado por Paulo Roberto.
Ele
falou sobre o panorama do tráfico internacional de drogas e delitos conexos,
facções criminosas brasileiras além das fronteiras, modus operandi nos portos,
desafios no enfrentamento ao crime organizado transnacional e a importância da
CONPORTOS/CESPORTOS no combate a esse ilícito.
Plano de Segurança Pública
Portuária (PSPP)
O
Inspetor José Lucio Gato Bentes, que atualmente é o Supervisor de Segurança e
Operações do terminal de Miramar (SUSMIR,) apresentou aos participantes os principais
pontos do Plano de Segurança Pública Portuária (PSPP), referentes às obrigações
relacionadas aos guardas portuários.
O papel da Guarda Portuária, quando ocorre a alteração para o nível 2 de segurança, foi um dos temas abordados.
Inteligência e
Contrainteligência
Oficiais
do Exército, do Comando Militar do Norte, palestraram sobre inteligência e
contra inteligência, abordando os seguintes assuntos:
- Noções
básicas de inteligência, ciclo de inteligência, contra inteligência e operação
de inteligência;
- Conceito
de Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN);
- Conceito
de Subsistema de Inteligência de Segurança Pública (SISP);
- Conceito
de Sistema de Inteligência de Defesa (SINDE);
- Contraespionagem;
Contraterrorismo;
- Segurança
corporativa/ orgânica (segurança do pessoal, segurança da documentação e
material, segurança das áreas e instalações portuárias e segurança dos sistemas
de informação da CDP);
- Crime
organizado;
- Contra
inteligência em segurança pública;
- Desinformação;
- Noções
básicas de equipamentos eletrônicos e interceptação telefônica.
Gerenciamento de Crise
Gerenciamento
de Crise foi abordado pelo guarda portuário Sérgio José de Azevedo Upton, graduado
em Gestão de Segurança. Pós Graduado MBA Executivo Empresarial em Gestão
Estratégica, Inovação e Conhecimento. Pós Graduado MBA Executivo em Segurança
Privada: Safety & Security.
O
conhecimento em Gerenciamento de Crise visa contribuir, de certa forma, para
disseminar conhecimentos para os integrantes da Guarda Portuária que estão
passiveis a ocorrências, dentro de instalações portuárias, com características
de uma crise.
Nesse
curso foi abordado:
- Conceitos
de crise e gerenciamento de crise;
- Características
da Crise;
- Objetivo
do Gerenciamento de Crise;
- Critérios
de Ação;
- Classificação
dos Graus de Risco;
- Níveis
de Resposta;
- Fases
do Processo do Gerenciamento de Crises;
- Controle
da área critica levando-se em consideração as características das Instalações
Portuárias;
- Alternativas
Táticas com ênfase na negociação;
- Elementos
de Informações;
- Fontes
de Informação;
- Síndrome
de Estocolmo.
TAC
O
Curso, que faz parte do Programa de Qualificação da Guarda Portuária, é
consequência de um acordo judicial firmado no final de junho de 2015, entre a
Companhia Docas do Pará – CDP e o Ministério Público do Trabalho PA/AP (MPT),
que converteu o valor de R$ 250 mil, provenientes de multa aplicada à
Companhia, para realização de capacitação e qualificação a guardas
portuários. Homologado pela 12ª Vara do
Trabalho de Belém, o acordo é resultante de ação de execução de Termo de Ajuste
de Conduta (TAC).
Multa
Em
2006, um TAC foi celebrado entre o MPT e a CDP, prevendo diversas obrigações,
dentre as quais a proibição de terceirização das atividades da Guarda Portuária
pela Companhia. Em 2008, foi feito um aditivo ao termo original, prescrevendo
de forma mais específica as atividades sobre as quais incidiria a proibição da
terceirização.
Em
2010 O Ministério Público do Trabalho requereu, então, nova execução do TAC à
Justiça do Trabalho, constando, entre os seus pedidos, o pagamento pela ré de
multa no valor de R$ 250 mil, além da nomeação dos candidatos aprovados em
cadastro de reserva no certame e a cessação do contrato de terceirização
mantido entre a CDP e empresa de vigilância.
Posteriormente,
através do Procedimento MPT 000539.2015.08.0/6, mantido entre o MPT e a CDP, a
multa foi revertida em cursos a serem ministrados aos guardas portuários.
Cursos realizados
A
CDP já tinha realizado o Curso de Liderança, destinado a 39 participantes,
realizado de 6 a 30 de março de 2018, ministrado pela empresa JR Cursos e Treinamentos
Profissionais Ltda, além de um curso de Pós-Graduação em Logística Portuária e
Direito Marítimo, destinado 03 advogados, que foi realizado em novembro e
dezembro do ano passado pelo Instituto Navigare, sendo que um deles se desligou
da empresa antes do término do curso.
O
uso da verba destinada aos guardas e utilizada Pela CDP em favor dos advogados foi
autorizada pelo MPT, sem que houvesse qualquer contestação.
Protelação
Em
13 de junho desse ano a CDP encaminhou ao Sindicato da Guarda Portuária do Pará
e Amapá (Sindiguapor) uma proposta de alteração do Programa de Qualificação da
Guarda Portuária, acompanhada de uma nota técnica antes de ser submetida ao MPT.
O sindicato, após análise da nota técnica e ciente dos termos, concordou com a
proposta. Essa proposta foi apresentada ao MPT que diante do acordo do
sindicato, homologou.
Cabe
salientar que o valor da multa, estipulada em 2010, mesmo depois de muitos
anos, não sofreu nenhum reajuste, favorecendo a empresa em detrimento aos
trabalhadores, que poderiam realizar mais cursos se o valor da multa fosse
atualizado.
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MUITO BOM O ARTIGO.
ResponderExcluirPARABÉNS AOS GUERREIROS POR MAIS ESSA FORMAÇÃO.
AVANTE GUARDA PORTUÁRIA, AVANTE!
CILENO BORGES
interessante
ResponderExcluirTornar os portos mais seguros, contribuindo também para a Segurança Nacional