Organizada
pela Guarda Portuária, a medida emergencial deve durar cerca de dez dias,
podendo ser prorrogada.
A
Guarda Portuária iniciou na última sexta-feira (18) uma operação para orientar,
prevenir e solucionar o problema da obstrução nas vias de acesso ao Porto de
Paranaguá e aos terminais de armazenagem e movimentação de grãos e contêineres.
Batizada
de Operação Cateter, a medida é educativa e voltada aos caminhoneiros, mas pode
levar ao bloqueio do cadastro do veículo e restringir o carregamento e descarga
dos produtos. A ação visa acabar com o estacionamento irregular nas ruas e
evitar congestionamentos.
Organizada
pela Guarda Portuária, a medida emergencial deve durar cerca de dez dias,
podendo ser prorrogada. “É uma ação conjunta da Diretoria de Operações e da
Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP), em uma tentativa de
melhorar o fluxo de veículos e evitar bloqueios no tráfego”, disse o
diretor-presidente da empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que
administra aquele porto.
Ele
explica que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) é responsável
pelas sanções cabíveis aos operadores portuários, mas as infrações de trânsito,
dentro da cidade, são de responsabilidade do poder municipal e da Polícia
Militar. “Como Autoridade Portuária, temos limites de atuação, mas procuramos
os agentes envolvidos, incluindo as empresas, para que, juntos, possamos acabar
com o estacionamento irregular de caminhões que gera problemas não apenas para
a operação do porto, mas para toda a cidade”, completa.
Operação
De
acordo com informações da Guarda Portuária, desde sexta-feira e pelos próximos
dias, três viaturas e seis guardas portuários farão a ronda e estarão
posicionados em cinco pontos mais críticos. Além de orientar os motoristas quanto
às rotas a serem seguidas, de acordo com a natureza da carga, os guardas registrarão
boletim de ocorrência para providências ao constatarem alguma irregularidade,
ou caso os motoristas insistam na infração.
Os
infratores terão as placas dos caminhões anotadas. A situação será registrada
com imagens e o boletim de infração de trânsito, desobediência ou outra
ocorrência irão para a chefia da Guarda Portuária, que poderá bloquear o
veículo no sistema de acesso à faixa primária, terminais públicos, pátios,
sistema Carga Online e, no caso dos caminhões de contêineres, no sistema de acesso
do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Em
caráter preventivo, a Operação Cateter visa identificar e analisar os locais e
as principais causas dos congestionamentos e obstruções das vias de acesso.
“Essas informações constatadas in loco servirão para que novos procedimentos
operacionais e administrativos sejam sugeridos e adotados, interna ou
externamente, com a anuência dos demais terminais e órgãos fiscalizadores”,
explica a Guarda Portuária, em nota.
Avisos
Os
motoristas cadastrados no sistema Carga Online, já aguardando no pátio ou em
trânsito, receberão um SMS com a seguinte mensagem: “caminhões estacionados em
locais proibidos, bloqueando vias ou limpando carretas, entrarão em restrição,
ficando sem cadastro para nova viagem ao Porto”.
De
acordo com o diretor de Operações da empresa Portos do Paraná, Luiz Teixeira da
Silva Júnior, além das mensagens, a equipe da diretoria orientou os operadores
para atuar na fila do próprio terminal. “Cada operador tem essa responsabilidade,
sob pena desses bloqueios, que serão feitos nos sistemas de carga e descarga”,
afirma.
“Quando
acontecem os congestionamentos, todos perdem. O usuário não consegue chegar ao
destino da sua carga, seja nas moegas dos terminais graneleiros, seja no pátio
dos contêineres. O cidadão não consegue transitar e a segurança no trânsito
fica comprometida. Estamos fazendo de tudo para minimizar ao máximo os efeitos
desta movimentação portuária sobre os parnanguaras”, garante Teixeira.
Ponto
1 – esquina da Avenida Ayrton Senna com a Rua Manoel Bonifácio. Ação:
orientação de trânsito; caminhões conteineiros destinados ao TCP, carregados ou
vazios, devem seguir pela Rua Manoel Bonifácio até a rua Barão do Rio Branco.
Ponto
2 - esquina da Avenida Ayrton Senna com a Avenida Coronel José Lobo. Ação:
orientação de trânsito e controle de fluxo de veículos.
Ponto
3 – equina da Avenida Coronel José Lobo com a Rua Barão do Rio Branco.
Ação:
orientação de trânsito, controle de fluxo de veículos, fiscalização e registro
de infração para elaboração de Boletim de Ocorrência.
Ponto
4 – final da Rua Barão do Rio Branco com a Avenida Costeira.
Ação:
orientação de trânsito, controle de fluxo de veículos, fiscalização e registro
de infração para elaboração de Boletim de Ocorrência.
Ponto
5 – Avenida Portuária, em frente ao TCP.
Ação:
orientação de trânsito, controle de fluxo de veículos, fiscalização e registro
de infração para elaboração de Boletim de Ocorrência.
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