O VTS é
um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de prover monitorização ativa
do tráfego aquaviário.
O
Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR) realizou, no dia 13
de agosto, a 1ª Reunião Funcional para Gerentes de VTS (Vessel Traffic
Service), que contou com a presença de representantes dos VTS em operação no
Brasil (Porto do Açu e Vitória), além de representantes dos futuros VTS Rio de
Janeiro e Santos, ainda em processo de implantação.
Durante
o evento, foram tratados assuntos relativos à normatização, operação, aos
custos, ao recrutamento e ao treinamento de pessoal, com o objetivo de nivelar
conhecimentos sobre o assunto e contribuir para busca de soluções conjuntas que
atendam as demandas da Autoridade Marítima, gestores e usuários do serviço.
O
VTS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de prover monitorização
ativa do tráfego aquaviário, cujo propósito é ampliar a segurança da vida
humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente nas áreas
em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes
proporções.
No
Brasil, as atribuições de normatizar, homologar o funcionamento e fiscalizar o
serviço prestado pelos VTS são da Autoridade Marítima, sendo a Diretoria de
Hidrografia e Navegação (DHN) o agente responsável por emitir os atos
administrativos pertinentes, assessorado pelo CAMR. O conjunto de regras, que
regula as ações referentes ao VTS, consta das “Normas da Autoridade Marítima
para o Serviço de Tráfego de Embarcações” (NORMAM-26/DHN 3ª Revisão).
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